Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Controlo, Automação e Robótica

Activa nos planos curriculares

LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Controlo de Sistemas

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Controlo de Sistemas

Nível

Avaliação por 2 testes ou exame final (70%) e trabalho laboratorial (30%). Nota mínima em cada uma das componentes: 9,5 val. Exame oral obrigatório para notas superiores a 17 valores e sempre que haja dúvidas.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo fundamental da disciplina é dotar os alunos de conhecimentos de análise e projecto de sistemas de controlo automático. O aluno deverá ficar apto a utilizar um conjunto de ferramentas de análise qualitativa e quantitativa para projecto de controladores dinâmicos de sistemas SISO de dinâmica linear, ou linearizável, tanto no domínio do tempo contínuo como no domínio do tempo discreto, em qualquer domínio aplicacional em engenharia.

Programa

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE CONTROLO: controlo por realimentação e controlo directo; conceitos básicos e terminologia. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO DO TEMPO: análise da resposta; estabilidade absoluta; o Lugar Geométrico das Raízes; especificações de desempenho. ANÁLISE DA RESPOSTA NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA: representação da resposta em frequência; o critério de estabilidade de Nyquist; estabilidade relativa: margens de fase e de ganho; especificações de desempenho. SÍNTESE DE CONTROLADORES: compensadores de avanço e compensadores de atraso; controlo PID; controladores com dois graus de liberdade. SISTEMAS DE CONTROLO DIGITAL: diagramas de blocos de sistemas de controlo digital; síntese de controladores PID; métodos de discretização; o LGR em Z; o critério de estabilidade de Nyquist em Z; erros estacionários em Z e precisão do anel de controlo digital; Síntese de controladores digitais pelo método da emulação; síntese de controladores digitais pelo método directo. ANÁLISE E PROJECTO DE SISTEMAS DE CONTROLO EM ENGENHARIA.

Metodologia de avaliação

Avaliação por 2 testes ou exame final (70%) e trabalho laboratorial (30%). Nota mínima em cada uma das componentes: 9,5 val. Exame oral obrigatório para notas superiores a 17 valores e sempre que haja dúvidas.

Bibliografia

Principal

Controlo de Sistemas

Ayala Botto, Miguel

2008

AEIST Press


Secundária

Modern Control Engineering

K. Ogata

2002

Prentice‐Hall International (4th Edition)


Feedback Control of Dynamic Systems

Gene F. Franklin, J. David Powell, Abbas Emamo‐Naeini

1994

Addison‐Wesley


Digital Control of Dynamic Systems

Gene F. Franklin, J. David Powell, Michael L. Workman

1990

Addison‐Wesley