Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Informática Industrial

Activa nos planos curriculares

MEMec 2021 > MEMec 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Especialidades Secundárias > Especialidade Secundária em Produção > Sistemas > Controlo Integrado da Produção

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Sistemas > Controlo Integrado da Produção

Nível

Exame (50%) e projecto (50%). Nota mínima 9,5.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular introduz os conceitos fundamentais relacionados com os sistemas de produção, através de uma combinação teórica e laboratorial. Aplica os conceitos teóricos fornecidos a uma Célula Flexível de Produção laboratorial. Pretende-se assim estudar métodos de modelação e análise de sistemas de produção, técnicas de simulação para este tipo de sistemas e metodologias de planeamento de tarefas (operações), bem como de alocação de recursos e tarefas.

Programa

Introdução a modelos de manufactura e serviços. Definição de controlo integrado da produção. Sistemas de manufactura. Trabalhos, máquinas e recursos. Modelos de sistemas na área dos serviços. Actividades e recursos em serviços. Planeamento e escalonamento em sistemas de manufactura. Escalonamento de máquinas e job shop. Máquina única e máquinas paralelas. Shifting bottleneck para job shop. Escalonamento de sistemas de montagem flexíveis. Sequenciação de sistemas de montagem flow shop e com estações de trabalho. Flexible flow shop. Escalonamento por lotes. Planeamento e escalonamento em cadeias de abastecimento. Planeamento e escalonamento na área dos serviços. Escalonamento por intervalos, reservas e escalonamento temporal. Escalonamento temporal em desportos e lazer. Planeamento, escalonamento e horários em transportes. Simulação por eventos discretos e por multi-agentes.Implementação de sistemas de produção utilizando simulação. Software para gerar planeamento e escalonamento.

Metodologia de avaliação

Exame (50%) e projecto (50%). Nota mínima 9,5.

Pré-requisitos

Aprovação em "Automação Avançada" ou equivalente.

Componente Laboratorial

Desenvolvimento de modelos e simulação em ferramentas de simulação adequadas. Implementação de planeamento e escalonamento numa célula flexível de produção.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Utilização de vários softwares de simulação e implementação de sistemas de manufactura e de serviços.

Componente de Competências Transversais

Trabalho de laboratório realizado em grupo exige pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, capacidade de comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas de multimédia (20% da componente de avaliação do projecto em laboratório).

Bibliografia

Principal

"Scheduling: Theory, Algorithms, and Systems”

Pinedo, Michael L.

2016

Springer


Notas de apoio à unidade curricular: Controlo Integrado da Produção

JMC Sousa

2020

IST


“Planning and Scheduling in Manufacturing and Services”

Pinedo, Michael L

2009

Springer, 2009.


"Automation, Production Systems and Computer Integrated Manufacturing"

M. P. Groover

2015

Pearson Education