Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Informática Industrial

Activa nos planos curriculares

MEMec 2021 > MEMec 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Especialidades Secundárias > Especialidade Secundária em Produção > Sistemas > Controlo Integrado da Produção

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Sistemas > Controlo Integrado da Produção

Nível

Exame ou testes e trabalho laboratorial numa célula flexível de produção.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina pretende introduzir os conceitos fundamentais relacionados com os sistemas de produção, através de uma combinação teórica e laboratorial, aplicando os conceitos teóricos fornecidos a uma Célula Flexível de Produção. Pretende-se assim estudar métodos de modelação e análise de sistemas de produção, técnicas de simulação para este tipo de sistemas e metodologias de planeamento de tarefas (operações), bem como alocação de recursos e tarefas. No final os alunos terão os meios para efectuar a análise, modelação, projecto, controlo, avaliação de desempenho e optimização de sistemas integrados de produção.

Programa

Introdução aos sistemas de produção. Tipologia da produção industrial. Medidas de desempenho. Caracterização de sistemas e equipamento de fabrico. Sistemas de movimentação e armazenagem. Disposição física do equipamento (layout). Sistemas de identificação automática. Sistemas de supervisão e controlo de processo. Modelos de cadeias de Markov. Cadeias de Markov discretas e contínuas. Caso de estudo: dimensionamento de uma fila de espera entre dois servidores. Processos “Birth-and-Death”. Teoria de Filas de Espera. Filas de espera M/M/1, M/M/1/N e M/M/m. Introdução ao planeamento e ao escalonamento em sistemas de produção. Modelos determinísticos. Modelos de máquinas paralelas. Modelação de fluxo de produção. Fluxo da produção flexível. Problemas de Job Shop. Controlo de processos discretos: supervisão, controlo local e comunicação. Tipologia da produção industrial. Caso de Estudo: simulação de sistemas de fabrico. Sistemas robotizados: caracterização e especificação, cinemática, dinâmica, controlo, elementos terminais e auxiliares, programação de sistemas robóticos. Sistemas de movimentação e armazenagem. Sistemas CNC. Sistemas de identificação automática. Sistemas de supervisão e controlo de processo. Gestão integrada da produção: gestão administrativa, financeira e comercial, planeamento e controlo, gestão de qualidade e de manutenção. Arquitecturas de integração. Análise de soluções aplicacionais de gestão integrada. Modelação e simulação de sistemas de fabrico. Aprendizagem de uma linguagem de simulação. Laboratório: Controlo de uma célula flexível de fabrico.

Metodologia de avaliação

Exame ou testes e trabalho laboratorial numa célula flexível de produção.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

“Scheduling:Theory, Algorithms, and Systems”

Pinedo, M.

2002

Prentice-Hall Inc., 2002.


“Scheduling Operations, Manufacturing and Services”

Pinedo, M.

2004

Springer, 2004.


Performance modeling of automated manufacturing systems

N. Viswanadham, Y. Narahari

1992

Prentice Hall, 1992.


Automation, Production Systems and Computer Integrated Manufacturing

M. P. Groover

2001

Prentice Hall, 2001.


Robotic Engineering - An Integrated Approach

R.D. Klafter, T.A. Chmielewski & M. Negin

1989

Prentice Hall International, Inc., 1989.