Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Controlo, Automação e Robótica

Activa nos planos curriculares

MEMec 2021 > MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Sistemas > Controlo Óptimo

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Sistemas > Controlo Óptimo

Nível

Quatro testes ou um exame (40%) com hipótese de repetição de um teste. Projecto de Laboratório com três relatórios entregues (60%). Nota mínima: 9.5 valores (em 20) em cada componente.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Dar ao aluno a capacidade de: i) projectar controladores óptimos baseados em modelos dinâmicos descritos na representação em espaço de estados, nos domínios do tempo contínuo e tempo discreto; ii) projectar observadores e estimadores de estado para sistemas determinísticos e estocásticos; iii) projectar controladores preditivos. Aplicação a problemas reais de engenharia em ambiente laboratorial.

Programa

Representação em espaço de estados de sistemas dinâmicos lineares no domínio do tempo contínuo e do tempo discreto. Formas canónicas de representação, conversão entre representações, solução homogénea e não homogénea da equação de estado. Propriedades de controlabilidade e observabilidade. Estabilidade de Lyapunov. Controlo por realimentação de estado. Projecto de regulador e seguidor por colocação de pólos: método de Bass-Gura e fórmula de Ackermann. Observador e estimador de estados: observador de Luenberger, teorema da separação. Formulação geral do problema de controlo óptimo: funcional de custo, estado final fixo e livre. O regulador linear quadrático: solução óptima e sub-óptima. Propriedades do regulador linear quadrático. O regulador linear quadrático gaussiano. Filtro de Kalman e filtro de Kalman estacionário. Controlo Preditivo: princípio do horizonte recidivo; função objectivo; solução do controlo preditivo generalizado. Trabalho experimental no laboratório.

Metodologia de avaliação

Quatro testes ou um exame (40%) com hipótese de repetição de um teste. Projecto de Laboratório com três relatórios entregues (60%). Nota mínima: 9.5 valores (em 20) em cada componente.

Pré-requisitos

Aprovação em Controlo de Sistemas ou UC equivalente.

Componente Laboratorial

1. Modelação e análise de propriedades do sistema 2. Projecto de controlador óptimo com observador de estado 3. Implementação de controlador digital e demonstração prática

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Programação em Matlab/Simulink.

Componente de Competências Transversais

Trabalho de laboratório realizado em grupo exige pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, capacidade de comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas de multimédia (20% da componente de avaliçao do Projecto de Laboratório).

Bibliografia

Principal

“Optimal Control”

F. L. Lewis, V. L. Syrmos

1995

John Wiley & Sons


“Discrete time control systems”

Katsuhiko Ogata

1995

2nd Edition, Prentice-Hall


Supporting notes to the course “Optimal Control”

Miguel Ayala Botto

2009

IST


Supporting notes to the course “Optimal Control”

José Sá da Costa

2012

IST


“Model Predictive Control”

E.F. Camacho, C. Bordons

2003

2nd Edition, Springer


"Controlo no Espaço de Estados” (in portuguese)

João Miranda Lemos

2019

IST Press