Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Tronco Comum > Fenómenos Interactivos

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Tronco Comum de Espaço > Fenómenos Interactivos

Nível

A avaliação é feita por exame final. Os alunos com classificação superior a 16 valores têm de fazer uma prova oral caso queiram manter a classificação; caso contrário ficarão com a classificação de 16 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Apresentar as analogias e diferenças entre fenómenos mecânicos ligados a fluidos e sólidos e campos eléctricos e magnéticos, como ponto de partida para estudar as suas interacções: electro- e magnetostriticção (deformação de corpos por campos eléctricos e magnéticos), vibrações de cristais piezoeléctricos e piezomagnéticos e magnetihidrodinâmica. Propriedades dos fluidos ionizados, descritas pelas equações fundamentais, números adimensionais, e vários tipos de fenómenos: escoamentos estacionários, ondas lineares, convecção e ondas de choque.

Programa

Esta disciplina complementa as disciplinas monotemáticas, como a mecânica das partículas, a elasticidade, o electromagnetismo, a termodinâmica e a mecânica de fluidos com uma abordagem conjunta e pluritemática de todas estas matérias. Essa abordagem explora as analogias, e assinala as diferenças em temas como: (i) circuitos mecânicos (massa-mola-amortecedor) e eléctricos (indução-condensador-resistência) e suas generalizações não-lineares; (ii) campo gravítico, eléctrico, magnético, escoamento potencial, elasticidade plana e condução de calor estacionária; (iii) ondas acústicas, electromagnéticas, elásticas e hidráulicas; (iv) difusão de calor, electricidade e massa. Esta abordagem pluri - disciplinar permite: (a) resolver de uma só vez vários problemas usando analogias com interpretações diferentes consoante a aplicação; (b) tratar de Fenómenos Interactivos como elasticidade não isotérmica, magnetohidrodinâmica ou trocas de calor em fluidos em movimento.

Metodologia de avaliação

A avaliação é feita por exame final. Os alunos com classificação superior a 16 valores têm de fazer uma prova oral caso queiram manter a classificação; caso contrário ficarão com a classificação de 16 valores.

Bibliografia

Principal

Piezoelectricity

W.G. Cady

1978

Dover


Theory of Elasticity: Course of Theoretical Physics

L.D. Landau & E.F. Lifshitz

1995

Butterworth-Heinemann


Electrodynamics of continuous media

L.D. Landau & E.F. Lifshitz

1984

Butterworth-Heinemann


Theoretical Magnetofluid-dynamics

H. Cabannes

1970

Academic Press Inc.(London) Ltd


Magnetohydrodynamics

T.G. Cowling

1976

Hilger


Hydrodynamic and hydromagnetic stability

S. Chandrasekhar

1961

Oxford University Press