Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Opções > Opções 1º Semestre > Sensores e Sistemas

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Opções de Espaço > 7º Semestre de Espaço > Sensores e Sistemas

Nível

70% - exame final escrito, com nota mínima de 9.5 em 20. 30% - trabalhos experimentais com relatórios, com nota mínima de 9.5 em 20.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos relevantes para a análise e operação de sistemas de instrumentação gerais e aplicados em aeronaves: Conceito de instrumentação; Conceito de metrologia; Análise dos subsistemas que constituem um sistema de instrumentação; Análise de sistemas de instrumentação de aeronaves.

Programa

1. Introdução. Conceito de instrumentação, caracterização e aplicação de sistemas de instrumentação. Características metrológicas de um canal de medida. 2. Análise geral de sistemas de instrumentação. Principais subsistemas: sensores; condicionamento de sinal; amostragem; conversão e modulação de dados; gravação; transmissão; sistemas de visualização. Calibração de sistemas de instrumentação. A importância do tempo para a correlação dos dados. 3. Sistemas de instrumentação de aeronaves. Classificação e análise dos vários subsistemas que constituem o sistema de instrumentação de uma aeronave: instrumentos de medição de dados aerológicos; guiamento e controlo; aterragem e navegação, incluíndo os fundamentos de navegação por satélite (GPS, DGPS, SBAS e GBAS). Fundamentos e utilização de barramentos de dados de aeronaves e de instrumentação (ARINC 429, ARINC 629, MIL-STD-1553 e IEEE-488). Novos conceitos e sistemas integrados: Flight Managemente System (FMS), Future Aircraft Navigation System (FANS), Communication, Navigation and Surveillance (CNS) e Integrated Modular Avionics (IMA). Exemplos.

Metodologia de avaliação

70% - exame final escrito, com nota mínima de 9.5 em 20. 30% - trabalhos experimentais com relatórios, com nota mínima de 9.5 em 20.

Bibliografia

Principal

Avionics Navigation Systems

M. Kayton e W. R. Fried

1996

John Wiley and Sons


Aircraft Instruments & Integrated Systems

E. H. J. Pallett

1992

Longman


Instrumentação, notas para a cadeira de Instrumentação adaptadas e compiladas a partir de documentos elaborados por J. R. C. Azinheira

A. R. A. Fonseca

2000

Texto compilado - SMA, DEM, IST


Secundária

AGARD Flight Test Instrumentation Series

vários

1972 a 2003

AGARDograph 160, 20 Volumes - AGARD/RTO, NATO


AGARD Flight Test Techniques Series

vários

1983 a 2003

AGARDograph 300, 23 Volumes - AGARD/RTO, NATO