Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Estabilidade de Voo

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Estabilidade de Voo

Nível

A avaliação de conhecimentos é feita segundo Testes ou Exame Final. O 1° teste realizar-se-á durante o semestre; o 2° teste coincide com o exame de 1ª época. A nota em cada um dos testes não pode ser inferior a 7.5 valores. Em ambas as modalidades (testes e exame final) o aluno que tenha nota final superior a 17 valores e a queira defender, terá de se submeter a prova oral.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo desta cadeira é o de introduzir o aluno nos conceitos básicos de Estabilidade de Voo. Serão deduzidos Modelos de estabilidade estática e dinãmica do avião, de forma a estudar o seu comportamento em vários regimes de voo, conhecendo à priori as forças e momentos aplicados na asa, fuselagem e no estabilizador. São introduzidos conceitos de Estabilidade estática e dinâmica, assim como as equações do movimento para o corpo do avião. As equações do movimento são separadas nos seus modos laterais e longitudinais. Os efeitos das derivadas aerodinâmicas de estabilidade no comportamento das equações do movimento perturbado são estudadas.

Programa

Equações gerais do movimento para um avião rígido e movimentos estacionários. Modelos físico-matemáticos para as forças e momentos aerodinâmicos e de propulsão: derivadas de estabilidade. Estabilidade e controlo estáticos. Equilíbrio. Qualidade de controlo. Rudimentos da teoria qualitativa de sistemas dinâmicos. Equações de voo perturbado para um avião rígido. Modelos físico-matemáticos para as forças e momentos aerodinâmicos e de propulsão perturbados ; derivadas de estabilidade. Estabilidade dinâmica de aviões: fugóide, período curto, espiral, rolamento e rolamento holandês. Funções de transferência e aplicações. Resposta em frequência de sistemas lineares, diagramas de Bode e Nyquist e exemplos de aplicação

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos é feita segundo Testes ou Exame Final. O 1° teste realizar-se-á durante o semestre; o 2° teste coincide com o exame de 1ª época. A nota em cada um dos testes não pode ser inferior a 7.5 valores. Em ambas as modalidades (testes e exame final) o aluno que tenha nota final superior a 17 valores e a queira defender, terá de se submeter a prova oral.

Bibliografia

Principal

Dynamics of Flight - Stability and Control

B. Etkin L. D. Reid

1996

John Wiley & Sons


Secundária

Aerodynamics, Aeronautics and Flight Mechanics

B. W. McCormick

1994

John Wiley & Sons


Dynamics of Atmospheric flight

B. Etkin

1972

John Wiley & Sons