Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

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MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Estabilidade de Voo

LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Estabilidade de Voo

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Estabilidade de Voo

Nível

Avaliação por mini-testes ou fichas a realizar em aula.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

2.0 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo desta UC é o de introduzir o aluno nos conceitos básicos de Estabilidade de Voo. Serão deduzidos modelos de estabilidade estática e dinâmica do avião, de forma a estudar o seu comportamento em vários regimes de voo, conhecendo à priori as forças e momentos aplicados na asa, fuselagem e no estabilizador. São introduzidos conceitos de estabilidade estática e dinâmica, assim como as equações do movimento para o corpo do avião. As equações do movimento são separadas nos seus modos laterais e longitudinais. Os efeitos das derivadas aerodinâmicas de estabilidade no comportamento das equações do movimento perturbado são estudadas.

Programa

Estabilidade e controlo estáticos de uma aeronave. Condições de equilíbrio e de estabilidade e conceito de ponto neutro. Forças de controlo. Equações gerais do movimento para um avião rígido. Voo em condições estacionárias. Equações de voo perturbado para um avião rígido. Modelos físico-matemáticos para as forças e momentos aerodinâmicos e de propulsão, derivadas de estabilidade. Estabilidade dinâmica de aviões. Modos longitudinais e laterais: fugóide, período curto, espiral, rolamento e rolamento holandês. Funções de transferência e aplicações.

Metodologia de avaliação

Avaliação por mini-testes ou fichas a realizar em aula.

Pré-requisitos

Mecânica Aplicada I, Mecânica Aplicada II, Desempenho.

Componente Laboratorial

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador, Competências Intrapessoais.

Bibliografia

Principal

Dynamics of Flight - Stability and Control

B. Etkin L. D. Reid

1996

John Wiley & Sons


Secundária

Aerodynamics, Aeronautics and Flight Mechanics

B. W. McCormick

1994

John Wiley & Sons


Airplane Flight Dynamics and Automatic Flight Controls, Part I

Jan Roskam

2003

DARcorporation


Flight Stability and Automatic Control

R. C. Nelson

1998

McGraw-Hill