Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Ensaios em Voo

LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Ensaios em Voo

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Ensaios em Voo

Nível

Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre uma aplicação de ensaios em voo - 25% 2 (dois) trabalhos experimentais, envolvendo processamento e análise de dados - 25% Exame - 50%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Aquisição de conhecimentos relevantes sobre os sistemas de instrumentação e as técnicas utilizadas em ensaios em voo: - Conceito de ensaio em voo; - Estudo de sistemas de instrumentação para ensaios em voo; - Análise e aplicação das técnicas de realização de ensaios em voo. Os dois primeiro objetivos são abordados na componente teórica, sendo suportados por elementos bibliográficos atualizados. O último objetivo será abordado pelos alunos, através da elaboração e apresentação numa aula de 1 (um) trabalho de síntese sobre uma aplicação de ensaios em voo. Haverá 2 (dois) trabalhos experimentais, envolvendo sistemas de instrumentação, processamento e análise de dados. Os inerentes relatórios serão elaborados e entregues durante o período de aulas.

Programa

1. Conceito e caracterização de ensaios em voo. 2. Planeamento de ensaios em voo: objetivos; definição da lista de parâmetros a medir; requisitos impostos ao sistema de instrumentação; tipo de transmissão e análise de dados requerido; manobras requeridas em voo; recursos humanos; aspetos de segurança. 3. Análise de um sistema de instrumentação para ensaios em voo: características metrológicas; requisitos físicos; análise das condições de segurança; tipos de sistemas de instrumentação; estudo dos principais componentes de um sistema de instrumentação; estudo da norma RCC/IRIG-106; futuros desenvolvimentos. Processamento e análise automática de dados. Apresentação e análise de vários sistemas de instrumentação utilizados em ensaios em voo. 4. Aspetos gerais relacionados com a aplicação de ensaios em voo em diversos domínios: fatores humanos; dados ar; escoamento; desempenho; parâmetros estruturais; aeroelasticidade; sistema propulsivo; sistemas de navegação; aeronaves não-tripuladas.

Metodologia de avaliação

Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre uma aplicação de ensaios em voo - 25% 2 (dois) trabalhos experimentais, envolvendo processamento e análise de dados - 25% Exame - 50%

Pré-requisitos

Frequência prévia da Unidade Curricular de Programação.

Componente Laboratorial

No início do período letivo, a componente laboratorial servirá para: apresentação operacional de componentes de sistemas de instrumentação utilizados em ensaios em voo; obtenção de dados no âmbito dos trabalhos experimentais. No final do período letivo, a componente laboratorial servirá para apresentação de parte dos trabalhos de síntese elaborados pelos alunos sobre uma aplicação de ensaios em voo. Para a realização dos trabalhos experimentais e de síntese, sobre uma aplicação de ensaios em voo, os alunos serão agrupados em grupos, promovendo-se a cooperação e o trabalho em equipe.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Para a realização dos trabalhos experimentais são necessários conhecimentos básicos de programação (C, MatLab ou de software similar).

Componente de Competências Transversais

A Unidade Curricular abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação oral, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, organizacional e trabalho em equipe), Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar, aceder, analisar e avaliar informações) nos trabalhos experimentais e no trabalho de síntese, sobre uma aplicação de ensaios em voo. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de aproximadamente 20%.

Bibliografia

Principal

Ensaios em Voo - Introdução

A. R. A. Fonseca

2003

Texto compilado - SMA, DEM, IST


Secundária

Instrumentation Engineers Handbook: Vehicular Instrumentation/Transducer Committee - Telemetry Group

Range Commanders Council (RCC)

2013

RCC Document 121-13


Telemetry Standards: Telemetry Group

Range Commanders Council (RCC)

2017

IRIG Standard 106-17


AGARD Flight Test Instrumentation Series, Volume 1 (Issue 2), Basic Principles of Flight Test Instrumentation Engineering.

R. W. Borek and A. Pool (editors)

1994

AGARDograph 160, Volume 1 (Issue 2) - AGARD/STO, NATO


AGARD Flight Test Techiques Series, Volume 14 (Issue 2), Introduction to Flight Test Engineering

F. N. Stoliker (editor)

2005

AGARDograph 300, Volume 14 (Issue 2) - AGARD/STO, NATO