Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Ensaios em Voo

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Ensaios em Voo

Nível

55% - exame final escrito, com nota mínima de 9.5 em 20. 30% - trabalhos experimentais com relatórios, resultantes de ensaios em voo e/ou de trabalho laboratorial, com nota mínima de 9.5 em 20. 15% - apresentação de um trabalho de síntese sobre uma aplicação de ensaios em voo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

3.0 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos relevantes sobre os sistemas de instrumentação e as técnicas utilizadas em ensaios em voo: Conceito de ensaio em voo; Estudo de sistemas de instrumentação para ensaios em voo; Análise e aplicação das técnicas de realização de ensaios em voo.

Programa

1. Introdução. Conceito e caracterização de ensaios em voo. Planeamento de ensaios em voo: objectivos; definição da lista de parâmetros a medir; requisitos impostos ao sistema de instrumentação; tipo de transmissão e análise de dados requerido; manobras requeridas em voo; recursos humanos; aspectos de segurança. 2. Instrumentação para ensaios em voo. Análise de um sistema de instrumentação para ensaios em voo: características metrológicas; requisitos físicos; análise das condições de segurança da aeronave e do sistema de instrumentação; tipos de sistemas de instrumentação; estudo dos principais componentes de um sistema de instrumentação; estudo da norma IRIG-106; análise do conceito CAIS; futuros desenvolvimentos. Processamento e análise automática de dados: conceito, equipamentos e algoritmos. Estudo de vários sistemas de instrumentação para ensaios em voo. 3. Técnicas utilizadas em ensaios em voo. Aspectos gerais relacionados com a aplicação de ensaios em voo em diversos domínios: medição e calibração de parâmetros aerológicos; envolvente de voo; qualidades de voo; desempenho; aeroelasticidade; sistemas aviónicos; software; ruído; propulsão; factores humanos; célula. Realização de ensaios em voo e análise dos resultados.

Metodologia de avaliação

55% - exame final escrito, com nota mínima de 9.5 em 20. 30% - trabalhos experimentais com relatórios, resultantes de ensaios em voo e/ou de trabalho laboratorial, com nota mínima de 9.5 em 20. 15% - apresentação de um trabalho de síntese sobre uma aplicação de ensaios em voo.

Bibliografia

Principal

Ensaios em Voo - Introdução

A. R. A. Fonseca

2003

Texto compilado - SMA, DEM, IST


Flight Test Instrumentation

A. R. A. Fonseca

2001

Texto e CD compilados - SMA, DEM, IST


AGARD Flight Test Techiques Series, Volume 14, Introduction to Flight Test Engineering

F. N. Stoliker (editor)

1995

AGARDograph 300, Volume 14 - AGARD/RTO, NATO


AGARD Flight Test Instrumentation Series, Volume 1 (Issue 2), Basic Principles of Flight Test Instrumentation Engineering

R. W. Borek and A. Pool (editors)

1994

AGARDograph 160, Volume 1 (Issue 2) - AGARD/RTO, NATO


Secundária

Guide to In-Flight Thrust Measurement of Turbojets and Fan Engines

MIDAP Study Group (UK)

1979

AGARDograph 237 - AGARD/RTO, NATO


AGARD Flight Test Techniques Series

Vários

1983 a 2003

AGARDograph 300, 23 Volumes - AGARD/RTO, NATO


AGARD Flight Test Instrumentation Series

Vários

1972 a 2003

AGARDograph 160, 20 Volumes - AGARD/RTO, NATO


Introduction to Flight Test Engineering

D. T. Ward

1993

Elsevier


Telemetry Computer Systems, The New Generation

O. J. Strock

1988

Instrument Society of America (ISA)