Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

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MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Desempenho

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Nível

A Classificação Final é formada por três componentes independentes de avaliação: - Trabalhos Computacionais realizados em grupo, avaliados com base em relatório escrito (10%) - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Exame Final escrito (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

2.0 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Proporcionar aos alunos o conhecimento, a compreensão e a capacidade de proceder à análise do Desempenho de aeronaves existentes (aplicação à selecção de aeronaves) ou conceptuais (aplicação ao projecto de aeronaves).

Programa

1 – Introdução 2 – Conceitos Fundamentais 3 – Aeronaves com Motor Turbo-Reactor 3A - Voo Horizontal no Plano Vertical 3B – Outras Condições de Voo no Plano Vertical 3C – Voo Curvilíneo no Plano Horizontal 4 – Aeronaves com Motor Alternativo a Hélice 4A - Voo Horizontal no Plano Vertical 4B - Outras Condições de Voo 5 – Extensão a Outras Aeronaves e Análise do Domínio de Voo 6 – Efeitos do Vento no Desempenho da Aeronave

Metodologia de avaliação

A Classificação Final é formada por três componentes independentes de avaliação: - Trabalhos Computacionais realizados em grupo, avaliados com base em relatório escrito (10%) - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Exame Final escrito (50%)

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Na realização dos trabalhos computacionais é requerido Raciocínio Algorítmico, bem como a elaboração dos algoritmos necessários à solução dos problemas em questão, escritos em linguagem de programação na forma de Programas. Esta medida traduz-se ao longo de todo o 1º ciclo em pelo menos 1 ECTS (a somar a 6 ECTS da UC de Conceitos Básicos de Programação).

Componente de Competências Transversais

Na realização dos trabalhos em grupo é estimulada a adopção de diferentes abordagens para a resolução dos problemas em questão, bem como a análise dos resultados obtidos, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de um Pensamento Crítico e Inovador. Adicionalmente, o trabalho em equipa contribui para o desenvolvimento das Competências Interpessoais

Bibliografia

Principal

Elements of Airplane Performance

G.J.J. Guijgrok

2009

Delft Academic Press


Aircraft Performance and Design

J.D. Anderson Jr

1999

McGraw-Hill International Edition


Secundária

Introduction to Aircraft Performance, Selection and Design

F.J. Hale

1984

Wiley