Disciplina
Desempenho
Área
Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial
Activa nos planos curriculares
MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Desempenho
LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Desempenho
MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Desempenho
Nível
A Classificação Final é formada por três componentes independentes de avaliação: - Trabalhos Computacionais realizados em grupo, avaliados com base em relatório escrito (10%) - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Exame Final escrito (50%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
2.0 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Proporcionar aos alunos o conhecimento, a compreensão e a capacidade de proceder à análise do Desempenho de aeronaves existentes (aplicação à selecção de aeronaves) ou conceptuais (aplicação ao projecto de aeronaves).
Programa
1 – Introdução 2 – Conceitos Fundamentais 3 – Aeronaves com Motor Turbo-Reactor 3A - Voo Horizontal no Plano Vertical 3B – Outras Condições de Voo no Plano Vertical 3C – Voo Curvilíneo no Plano Horizontal 4 – Aeronaves com Motor Alternativo a Hélice 4A - Voo Horizontal no Plano Vertical 4B - Outras Condições de Voo 5 – Extensão a Outras Aeronaves e Análise do Domínio de Voo 6 – Efeitos do Vento no Desempenho da Aeronave
Metodologia de avaliação
A Classificação Final é formada por três componentes independentes de avaliação: - Trabalhos Computacionais realizados em grupo, avaliados com base em relatório escrito (10%) - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Exame Final escrito (50%)
Pré-requisitos
NA
Componente Laboratorial
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Na realização dos trabalhos computacionais é requerido Raciocínio Algorítmico, bem como a elaboração dos algoritmos necessários à solução dos problemas em questão, escritos em linguagem de programação na forma de Programas. Esta medida traduz-se ao longo de todo o 1º ciclo em pelo menos 1 ECTS (a somar a 6 ECTS da UC de Conceitos Básicos de Programação).
Componente de Competências Transversais
Na realização dos trabalhos em grupo é estimulada a adopção de diferentes abordagens para a resolução dos problemas em questão, bem como a análise dos resultados obtidos, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de um Pensamento Crítico e Inovador. Adicionalmente, o trabalho em equipa contribui para o desenvolvimento das Competências Interpessoais
Bibliografia
Principal
Elements of Airplane Performance
Aircraft Performance and Design
McGraw-Hill International Edition
Secundária
Introduction to Aircraft Performance, Selection and Design