Disciplina
Desempenho
Área
Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial
Activa nos planos curriculares
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Nível
Dois Testes ou Exame Final (todos com consulta de formulário) e trabalho opcional. O trabalho opcional pode ser individual ou em grupo, podendo ser de síntese ou de desenvolvimento de metodologia computacional. Nota mínima de 8 valores no exame ou média dos testes, no caso de entrega de trabalho. O trabalho poderá subir a nota até 3 valores.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
77.0 h/semestre
Objectivos
Proporcionar formação sólida no domínio da aerodinâmica e desempenho de aeronaves com abordagem ao estudo das propriedades do ar na Atmosfera Padrão Internacional e à legislação aplicável à operação de aeronaves, determinação de trajectórias, estimativas de tempo, combustível e coordenadas geográficas, optimização operacional.
Programa
Revisão de conceitos de base. Sistemas e dimensões de unidades. Leis de Newton do movimento. Gases Perfeitos. A Atmosfera Padrão Internacional. Variação de propriedades com a altitude. Definições de QFE, QNH, QNE, QFF. Altitude de pressão, Altitude de densidade, Altitude de Temperatura. Noções de Aerodinâmica (compressibilidade; viscosidade; camada limite; Nº de Reynolds; Nº de Mach). Medição de velocidades (IAS, CAS, EAS, TAS). Descrição do escoamento em torno de um perfil (centro de pressões; centro aerodinâmico; curvas polares). Descrição do escoamento em torno de uma asa. Efeitos tridimensionais. Dispositivos aerodinâmicos. Análise da resistência para um avião. Nº de Mach crítico. Voo planado. Equações. Polar de velocidade. Voo com propulsão. Curvas típicas de desempenho de motores a hélice e de reacção. Voo em cruzeiro. Curvas de impulso requerido e impulso disponível. Equações do movimento. Velocidades de menor consumo horário de combustível, menor resistência, maior alcance específico. Altitude óptima de cruzeiro. Cruzeiro económico: optimização operacional. Descolagem e aterragem. Legislação aplicável. Limitações. Definições de velocidades. Descida e subida. Equações do movimento. Tecto operacional. O cálculo do plano de voo. “Extended Twin Engine Operations” (ETOPS). Noções de trigonometria esférica. Voo curvilíneo. Equações diferenciais do movimento. Velocidades de perda. Domínio de voo. Margem de manobra. Diagrama V-n (Velocidade vs Factor de Carga).
Metodologia de avaliação
Dois Testes ou Exame Final (todos com consulta de formulário) e trabalho opcional. O trabalho opcional pode ser individual ou em grupo, podendo ser de síntese ou de desenvolvimento de metodologia computacional. Nota mínima de 8 valores no exame ou média dos testes, no caso de entrega de trabalho. O trabalho poderá subir a nota até 3 valores.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Airplane Aerodynamics and Performance
Flight Mechanics - Volume 1 Theory of flight paths
Addison-Wesley Publishing Co., Inc.
Secundária
Jet Transport Performance Method