Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Desempenho

LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Desempenho

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Desempenho

Nível

Dois Testes ou Exame Final (todos com consulta de formulário) e trabalho opcional. O trabalho opcional pode ser individual ou em grupo, podendo ser de síntese ou de desenvolvimento de metodologia computacional. Nota mínima de 8 valores no exame ou média dos testes, no caso de entrega de trabalho. O trabalho poderá subir a nota até 3 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

4.5 h/semana

63.0 h/semestre

Objectivos

Proporcionar formação sólida no domínio da aerodinâmica e desempenho de aeronaves com abordagem ao estudo das propriedades do ar na Atmosfera Padrão Internacional e à legislação aplicável à operação de aeronaves, determinação de trajectórias, estimativas de tempo, combustível e coordenadas geográficas, optimização operacional.

Programa

Revisão de conceitos de base. Sistemas e dimensões de unidades. Leis de Newton do movimento. Gases Perfeitos. A Atmosfera Padrão Internacional. Variação de propriedades com a altitude. Definições de QFE, QNH, QNE, QFF. Altitude de pressão, Altitude de densidade, Altitude de Temperatura. Noções de Aerodinâmica (compressibilidade; viscosidade; camada limite; Nº de Reynolds; Nº de Mach). Medição de velocidades (IAS, CAS, EAS, TAS). Descrição do escoamento em torno de um perfil (centro de pressões; centro aerodinâmico; curvas polares). Descrição do escoamento em torno de uma asa. Efeitos tridimensionais. Dispositivos aerodinâmicos. Análise da resistência para um avião. Nº de Mach crítico. Voo planado. Equações. Polar de velocidade. Voo com propulsão. Curvas típicas de desempenho de motores a hélice e de reacção. Voo em cruzeiro. Curvas de impulso requerido e impulso disponível. Equações do movimento. Velocidades de menor consumo horário de combustível, menor resistência, maior alcance específico. Altitude óptima de cruzeiro. Cruzeiro económico: optimização operacional. Descolagem e aterragem. Legislação aplicável. Limitações. Definições de velocidades. Descida e subida. Equações do movimento. Tecto operacional. O cálculo do plano de voo. “Extended Twin Engine Operations” (ETOPS). Noções de trigonometria esférica. Voo curvilíneo. Equações diferenciais do movimento. Velocidades de perda. Domínio de voo. Margem de manobra. Diagrama V-n (Velocidade vs Factor de Carga).

Metodologia de avaliação

Dois Testes ou Exame Final (todos com consulta de formulário) e trabalho opcional. O trabalho opcional pode ser individual ou em grupo, podendo ser de síntese ou de desenvolvimento de metodologia computacional. Nota mínima de 8 valores no exame ou média dos testes, no caso de entrega de trabalho. O trabalho poderá subir a nota até 3 valores.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Airplane Aerodynamics and Performance

ROSKAM, J. and LAN, .C.T.

2003

Roskam Aviation and Engineering Corporation, Box 274, Route 4, Ottawa, Kansas 66067 ISBN: 1-884885-44-6


Flight Mechanics - Volume 1 Theory of flight paths

MIELE, Angelo

1962

Addison-Wesley Publishing Co., Inc.


Secundária

Jet Transport Performance Method

The Boeing Company

1990

Document D6-1420