Disciplina

Área

Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Tecnologias de Conversão de Energia

Activa nos planos curriculares

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Conversão de Energia > Formação Especializada em Conversão de Energia > Opção > Motores Térmicos

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Energia > Motores Térmicos

Nível

Exame escrito (mínimo: 9,5). Oral decidida à descrição do docente. Presença obrigatória em dois ensaios laboratoriais com realização de um - grupos de 3 alunos (oral imediatamente antes do ensaio (33%), ensaio, e elaboração de um relatório (67%)). Avaliação contínua facultativa em todas as aulas teóricas. Exame 75%, ensaio laboratorial 25%. Possibilidade de um trabalho facultativo a discutir numa oral. Nota final resultante da oral, tendo em conta todas as provas prestadas.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

0.5 h/semana

1.0 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Desenvolver a capacidade de analisar sistemas condicionados por um elevado número de parâmetros fortemente interdependentes. Aplicar, de uma forma integrada, conhecimentos adquiridos (termodinâmica, mecânica de fluidos, transmissão de calor e de massa, combustão, etc) ao caso concreto dos motores de combustão interna (MCI). Analisar o comportamento termodinâmico dos MCI, analisar consequências e implicações de transformações nos MCI, adquirir a linguagem típica do trabalho e estudo dos MCI, e adquirir conhecimentos que permitam aos alunos manterem-se actualizados nos anos futuros.

Programa

1) Introdução aos diversos tipos de motores - Generalidades. Funcionamento dos motores de Explosão, dos motores Diesel, e dos motores a Dois Tempos. Comparação dos diversos motores. Perspectiva histórica.2) Termodinâmica aplicada aos motores térmicos - Termodinâmica. Mecânica dos fluidos. Transmissão de calor. Combustão.3) Parâmetros de projecto e funcionamento - Generalidades. Cilindrada. Velocidade de rotação. Rendimento volumétrico. Perdas mecânicas. Massa específica do ar. Coeficiente de excesso de ar. Ciclos teórico, ideal, e real. Análise das curvas características.4) Combustão e câmaras de combustão em motores de Explosão - Processo de combustão. Preparação da mistura. Variações cíclicas. Detonação e pré-ignição. Índice de octano. Câmaras de combustão.5) Combustão e câmaras de combustão em motores Diesel - Processo de combustão. Atraso à inflamação. Número de cetano. Câmaras de combustão.6) Sobre-alimentação - Generalidades. Motores de Explosão. Motores Diesel.7) Impacte ambiental - Produtos de combustão e constituintes dos gases de escape. Formação de poluentes. Controlo de emissões.8) Periféricos, auxiliares, e lubrificação.

Metodologia de avaliação

Exame escrito (mínimo: 9,5). Oral decidida à descrição do docente. Presença obrigatória em dois ensaios laboratoriais com realização de um - grupos de 3 alunos (oral imediatamente antes do ensaio (33%), ensaio, e elaboração de um relatório (67%)). Avaliação contínua facultativa em todas as aulas teóricas. Exame 75%, ensaio laboratorial 25%. Possibilidade de um trabalho facultativo a discutir numa oral. Nota final resultante da oral, tendo em conta todas as provas prestadas.

Bibliografia

Principal

Internal Combustion Engine Fundamentals

Heywood J B

1988

McGraw-Hill Book Comp


Motores de Combustão Interna

Mendes Lopes JMC

2003

Texto de Apoio, Edição da AEIST


Trabalhos de Laboratório de Motores Térmicos

Barata JMM

1992

Texto de Apoio, Edição da AEIST