Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Projecto Mecânico

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Opções > Opções 7º Semestre > Vibrações e Ruído

MEMec 2021 > MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Sistemas > Vibrações e Ruído

LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Vibrações e Ruído

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Tronco Comum de Espaço > Vibrações e Ruído

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Vibrações e Ruído

Nível

2 trabalhos de laboratório (com entrega de relatório), com peso de 20% 2 mini-testes, com peso de 20% Exame final, com peso de 60%. Nota mínima de 9,5 valores no exame. Prova oral se a nota final for superior a 17 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

- Proporcionar as bases do fenómeno vibratório, a fim de que os alunos possam interpretar correctamente a realidade física, nas mais variadas facetas; - Consolidar os fundamentos alicerçados na física e na matemática que na altura em que a matéria é ministrada os alunos já devem possuir, através do aprofundamento das matérias teóricas bem como da resolução de problemas; - Procurar tanto quanto possível, através de problemas práticos, que os alunos adquiram os conhecimentos suficientes para abordarem a solução de problemas da vida real; - Fornecer conhecimentos básicos na área do ruído.

Programa

Revisão de conceitos básicos: Tipos de solicitações; Discretização; Elementos de um sistema; Movimento harmónico; Representação vectorial; Sistema de 1 GDL; Resposta livre e forçada. Formulação das equações de movimento: Trabalhos virtuais; D'Alembert; Hamilton; Equações de Lagrange. Transmissibilidade: Modelos de amortecimento; Aquisição de dados experimentais; Identificação de parâmetros; Resposta dinâmica a forças periódicas e não periódicas. Sistemas discretos de multiplos GDL: Vibração livre; Modos de vibração; Solicitações harmónicas; Análise modal; Quociente de Rayleigh; Solicitações não periódicas Sistemas contínuos: Vibração de elementos estruturais; Métodos aproximados. Vibrações em contexto industrial: Controlo de condição de máquinas; Aquisição de dados em estruturas complexas; Análise de resultados; Modificação de sistemas para melhoria da resposta dinâmica; Exposição humana às vibrações. Introdução ao ruído: Níveis sonoros; Medição e controlo; Cancelamento activo de ruido

Metodologia de avaliação

2 trabalhos de laboratório (com entrega de relatório), com peso de 20% 2 mini-testes, com peso de 20% Exame final, com peso de 60%. Nota mínima de 9,5 valores no exame. Prova oral se a nota final for superior a 17 valores.

Pré-requisitos

Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral III, Mecânica Aplicada I e II, Mecânica dos Materiais.

Componente Laboratorial

Lab. 1 - Identificação das propriedades dinâmicas de um sistema, com base em dois ensaios de vibração livre Lab. 2 - Ensaio de vibração forçada.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

----

Componente de Competências Transversais

----

Bibliografia

Principal

"Mechanical Vibrations"

S. S. Rao

0000

3ª edicão, Ed. Addison-Wesley


"Introdução à Dinâmica Analítica"

Nuno M. M. Maia

2000

2000, IST Press (in portuguese)


"Apontamentos de Vibrações e Ruído"

Júlio M. Montalvão e Nuno M. M. Maia

1996

Edição AEIST, 1996 (in portuguese)