Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Materiais em Engenharia

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Materiais em Engenharia

Nível

O processo de avaliação contempla entrega de Relatórios dos Trabalhos Laboratoriais (obrigatórios) para além dos Testes ou Exame Final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais da engenharia dos Materiais seguindo a sequência: Processamento->Microestrutura->Propriedades->Comportamento->Operação ou aplicação. Dotar o aluno com a capacidade de seleccionar materiais para uma dada aplicação com base nas suas propriedades intrínsecas, consequentemente, conhecendo os métodos necessários para a sua caracterização. Estes métodos incluem os modos de degradação e falha dos materiais, bem como os métodos de processamento e alteração de propriedades mecânicas e físicas.

Programa

Perspectiva sobre a utilização dos diferentes materiais ao longo da história da humanidade. Famílias de materiais e processos. Cartas/Mapas de propriedades. Relação entre projecto e material. Propriedades mecânicas. Tipos e características dos ensaios mecânicos e ensaios não-destrutivos mais usuais. Projecto à rigidez. Plasticidade, cedência, ductilidade. Projecto à resistência. Relação entre resistência e tenacidade. Mecanismos de fractura e processos de alteração da tenacidade. Carregamento cíclico e fadiga. Atrito e desgaste. Mecanismos de desgaste. Efeitos de temperatura. Definição e medição de propriedades térmicas. Projecto para altas temperaturas. Fluência. Cartas/Mapas de fluência. Mecanismos de difusão e fluência. Como escolher materiais para aplicações a altas temperaturas. Selecção de processos de fabrico. Processos de conformação; processos de ligação; tratamentos superficiais. Definições e medidas de energia e de ciclo de vida. Escolher materiais em ambiente de eco-design.

Metodologia de avaliação

O processo de avaliação contempla entrega de Relatórios dos Trabalhos Laboratoriais (obrigatórios) para além dos Testes ou Exame Final.

Bibliografia

Principal

Materials: engineering, science, processing and design

Ashby, M., Shercliff, H., and Cebon, D.

2010

2ª Edição, Butterworth-Heineman


Ensaios Mecânicos e Tecnológicos

Davim, J. P. e Magalhães, A G.

2010

3ª Edição, Publindústria


Secundária

Engineering Materials - Properties and Selection

Budinski, B.G., Budinski, K.B.

2010

9ª Edição, Prentice Hall


Flying Lightness

Adriaan Beukers

2010

----


Materials and Design

Ashby, M., Johnson, K.

2009

2ª Edição, Butterworth-Heineman