Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

LEMec 2021 > LEMec 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Materiais em Engenharia

LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Materiais em Engenharia

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Materiais em Engenharia

Nível

A avaliação compreende duas parcelas: Relatórios dos Laboratórios (30%) e Avaliação escrita 2 mini-testes durante as aulas (30%) e exame final (40%). A nota mínima de cada teste é de 8 valores e a nota minima na avaliação escrita é 9,5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

0.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais da engenharia dos materiais seguindo a sequência: Microestrutura, Propriedades, Requisitos para determinada aplicação. Dotar o aluno com a capacidade de selecionar materiais para uma dada aplicação com base nas suas propriedades, conhecendo os métodos necessários para a sua caracterização. O aluno deve ser capaz de identificar o melhor método de selecionar materiais para uma aplicação específica e de fazer a integração entre a escolha de materiais e o desenho técnico. O aluno deverá saber identificar necessidades de clientes de um produto, traduzindo-as em especificações realistas; perceber toda a envolvente do produto, desde os primeiros esboços conceptuais até à produção e comercialização e projetar um produto em equipa.

Programa

1- Revisão de propriedades mecânicas. Ensaios mecânicos: tração, compressão, dureza, choque, flexão. 2- Comportamento de materiais: fratura, fadiga, atrito e desgaste. 3- Famílias de materiais. 4- Projeto e seleção de materiais: - projeto à rigidez, projeto à resistência, projeto a alta temperatura - seleção de materiais, mapas de Ashby, programa CES, índices ponderados - casos de estudo (incluindo representações em Desenho Técnico) - materiais e ambiente 5. Desenvolvimento de produto: - Os materiais e o desenvolvimento de produto. - Tipologias de produtos e a relevância dos materiais. - O processo e metodologia de desenvolvimento de produto. - Função, forma, material e processo no desenvolvimento de produto 6. Integração do projeto e seleção de materiais com o desenho técnico através de casos de estudo

Metodologia de avaliação

A avaliação compreende duas parcelas: Relatórios dos Laboratórios (30%) e Avaliação escrita 2 mini-testes durante as aulas (30%) e exame final (40%). A nota mínima de cada teste é de 8 valores e a nota minima na avaliação escrita é 9,5 valores.

Pré-requisitos

----

Componente Laboratorial

Os laboratórios são obrigatórios. A nota mínima dos relatórios é 9,5 valores. Um dos relatórios envolve a representação em desenho técnico dum produto ou conjunto de peças incluído a selecção dos materiais e acabamentos superficiais dos componentes.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

----

Componente de Competências Transversais

-Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas) -Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.) -Competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, etc.) A avaliação das competências transversais corresponde a 5% da nota dos relatórios dos laboratórios.

Bibliografia

Principal

"Materials: engineering, science, processing and design"

Ashby, M., Shercliff, H., and Cebon, D.

2019

4ª Edição, Butterworth-Heineman


"Product Design and Development"

K. T. Ulrich, S. D. Eppinger, Yang, M

2020

7 Ed, McGraw-Hill.


"Product Design"

Kevin Otto, Kristin Wood

2001

Prentice-Hall


Secundária

"Materials and Design"

Ashby, M., Johnson, K.

2014

3ª Edição, Butterworth-Heineman