Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente

Activa nos planos curriculares

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 2º Ciclo > Perfil > Perfil de Tecnologias Ambientais > Opções 5º Ano > Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

MEAmb 2006 > MEAmb 2006 > 2º Ciclo > Perfil > Perfil de Tecnologias Ambientais > Opções 2º Ano > Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Energia > Opções de Energia 2 > Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

Nível

A avaliação consiste na elaboração de um projecto, desenvolvido por grupos de 2-3 alunos.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

O curso visa proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para compreender, projetar e construir uma larga diversidade de experiências, bem como para desenvolver competências de análise crítica que permitam tomar decisões informadas e responsáveis nas áreas ambiental e de eficiência energética. É dada ênfase ao processo de design criativo baseado na aplicação de leis físicas e conhecimento científicos, particularmente na área da termodinâmica. Um objectivo adicional consiste em dotar os alunos da capacidade para concluir projetos robustos cumprindo prazos estipulados, de acordo com restrições orçamentais e tendo em conta a sua aplicabilidade e relevância social.

Programa

O curso está organizado em uma série de seminários em diferentes áreas onde os instrumentos e métodos experimentais são aplicados para avaliar processos ambientais e energéticos. Estes seminários são liderados por especialistas que trazem o seu conhecimento e a sua experiência profissional para uma sessão informativa, contribuindo para familiarizar os alunos com as estratégias e ferramentas necessárias em diversas práticas de engenharia. O curso está orientado para estratégias de aprendizagem ativa que oferecem o ambiente para os alunos desenvolverem e otimizarem competências profissionais. Uma componente importante dessas estratégias consiste no desenvolvimento, pelos alunos, de aplicações práticas que são apresentadas e discutidas com todos os intervenientes. Esta metodologia fornece aos alunos oportunidade de desenvolverem e praticarem uma série de competências académicas e profissionais essenciais, tais como: apresentar e discutir ideias, produtos ou serviços argumentando criteriosamente e de forma lógica; incorporar diferentes pontos de vista analisando de forma crítica diferentes comentários; expressar opiniões, identificando com clareza as evidências em que se baseiam.

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste na elaboração de um projecto, desenvolvido por grupos de 2-3 alunos.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Instrumentation – Reference Book

B E Noltingk

0000

Butterworths.


Experimental Methods for Engineers

J. P. Holman

0000

6th or 7th editions McGraw Hill.