Disciplina
Métodos Experimentais em Energia e Ambiente
Área
Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente
Activa nos planos curriculares
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Nível
A avaliação consiste na elaboração de um projecto, desenvolvido por grupos de 2-3 alunos.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
77.0 h/semestre
Objectivos
O curso visa proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para compreender, projetar e construir uma larga diversidade de experiências, bem como para desenvolver competências de análise crítica que permitam tomar decisões informadas e responsáveis nas áreas ambiental e de eficiência energética. É dada ênfase ao processo de design criativo baseado na aplicação de leis físicas e conhecimento científicos, particularmente na área da termodinâmica. Um objectivo adicional consiste em dotar os alunos da capacidade para concluir projetos robustos cumprindo prazos estipulados, de acordo com restrições orçamentais e tendo em conta a sua aplicabilidade e relevância social.
Programa
O curso está organizado em uma série de seminários em diferentes áreas onde os instrumentos e métodos experimentais são aplicados para avaliar processos ambientais e energéticos. Estes seminários são liderados por especialistas que trazem o seu conhecimento e a sua experiência profissional para uma sessão informativa, contribuindo para familiarizar os alunos com as estratégias e ferramentas necessárias em diversas práticas de engenharia. O curso está orientado para estratégias de aprendizagem ativa que oferecem o ambiente para os alunos desenvolverem e otimizarem competências profissionais. Uma componente importante dessas estratégias consiste no desenvolvimento, pelos alunos, de aplicações práticas que são apresentadas e discutidas com todos os intervenientes. Esta metodologia fornece aos alunos oportunidade de desenvolverem e praticarem uma série de competências académicas e profissionais essenciais, tais como: apresentar e discutir ideias, produtos ou serviços argumentando criteriosamente e de forma lógica; incorporar diferentes pontos de vista analisando de forma crítica diferentes comentários; expressar opiniões, identificando com clareza as evidências em que se baseiam.
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste na elaboração de um projecto, desenvolvido por grupos de 2-3 alunos.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Instrumentation – Reference Book
Experimental Methods for Engineers
6th or 7th editions McGraw Hill.