Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente

Activa nos planos curriculares

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 2º Ciclo > Perfil > Perfil de Tecnologias Ambientais > Opções 5º Ano > Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

MEAmb 2006 > MEAmb 2006 > 2º Ciclo > Perfil > Perfil de Tecnologias Ambientais > Opções 2º Ano > Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Energia > Opções de Energia 2 > Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

Nível

A avaliação consiste na elaboração de um projecto, desenvolvido por grupos de 2-3 alunos.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

Planeamento e criação de novos sensores para ajudar a mitigar os riscos relacionados com energia e ambiente dando ênfase aos ambientes urbanos. O objetivo é desenvolver a competência e auto-confiança dos alunos, como engenheiros capazes de projetar e usar sistemas de aquisição de dados, processamento e ferramentas de visualização, incluindo os sistemas de comunicação emergentes, que ajudam a mitigar os riscos relacionados com energia e meio ambiente. A ênfase está no processo de design criativo baseado na aplicação de leis físicas e conhecimento científicos, nomeadamente na área da termodinâmica. Capacitar os alunos para concluir projetos robustos cumprindo os prazos estipulados, de acordo com restrições orçamentais e tendo em conta a sua aplicabilidade e relevância social . O ensino tem como base uma aprendizagem activa através de um grande projeto envolvendo processos baseados na comunidade.

Programa

1. Sistemas de aquisição de dados, processamento e visualização, incluindo os sistemas de comunicação emergentes para energia e meio ambiente. 2. Sensores para sistemas urbanos. 3. Inovação e dinâmica da mudança tecnológica. A natureza interativa e não-linear de inovação. Processos de transferência e difusão de tecnologia: comercialização da tecnologia, direitos de propriedade intelectual. Factores de sucesso na inovação de produtos. Ensino interativo e redes de inovação. 4. A construção social de sistemas tecnológicos: relevância social e aplicabilidade. Fortalecimento da comunidade e sistemas baseados na comunidade.

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste na elaboração de um projecto, desenvolvido por grupos de 2-3 alunos.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Instrumentation – Reference Book

B E Noltingk

0000

Butterworths.


Experimental Methods for Engineers

J. P. Holman

0000

6th or 7th editions McGraw Hill.