Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais em Engenharia > Projecto Mecânico

Activa nos planos curriculares

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Opções > Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo

DEAEMat2006 > DEAEMat2006 > 3º Ciclo > Formação Base > Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo

MEMat 2006 > MEMat 2006 > 2º Ciclo > Opção 3 > Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Produção > Opções de Produção 3 > Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo

Nível

Avaliação contínua 1. Trabalho de Grupo (90%): min 8.5 val. 2. Avaliação contínua (10%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

No final da disciplina, o aluno saberá: identificar necessidades de clientes, traduzindo-as em especificações realistas; perceber toda a envolvente do produto, desde os primeiros esboços conceptuais até à produção e comercialização, passando pela análise financeira do produto e do negócio; projectar um produto em equipa, inovando e criando com base em necessidades de mercado, atendendo às questões de PI; implementar uma metodologia estruturada, reduzindo o tempo gasto da ideia à comercialização; analisar o risco inerente ao lançamento de um produto; comunicar com os intervenientes no processo.

Programa

1. Introdução 2. Inovação e competitividade. 3. Transferência de tecnologia e propriedade intelectual4. Produtos e serviços. 5. Criatividade no desenvolvimento de produto. 6. O processo de desenvolvimento de produtos e a sua organização. a. Planeamento de produtos. b. Identificação das necessidades do utilizador.c. Estabelecimento das especificações do produto. d. Geração de diferentes conceitos. e. Selecção de conceitos. f. Teste aos conceitos. g. A arquitectura do produto. h. Design industrial. 7. Gestão de risco. Identificação e avaliação de factores de risco e planos de contingência8. Projecto para fabrico e montagem. 9. Projecto para o ambiente. 10. Análise económica e fontes de financiamento11. Plano de negócios12. Discussões de projecto.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua 1. Trabalho de Grupo (90%): min 8.5 val. 2. Avaliação contínua (10%)

Pré-requisitos

Conhecimentos de Inglês.

Componente Laboratorial

---

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

---

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas) Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.) Competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, etc.) Estas competências serão avaliadas nas apresentações dos trabalhos em 20%

Bibliografia

Principal

Product Design and Development

Karl Ulrich, Steven Eppinger

2020

7th edition, McGraw Hill