Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Projecto Mecânico

Activa nos planos curriculares

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Projecto Mecânico

Nível

A avaliação de conhecimentos será realizada através de 2 Testes + Projecto ou de Exame + Projecto. A média dos 2 Testes/Exame vale 75% da nota final. O Projecto vale 25% da nota final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Dar ao aluno um conhecimento vasto e integrador de cálculo em projectos de média complexidade, abordando projecto estático e à fadiga. São apresentados métodos de cálculo para elementos de ligação mecânica e é feita a ligação entre os modelos de CAD, elementos finitos e projecto óptimo. No final da disciplina, o aluno será capaz de: fazer o dimensionamento de elementos mecânicos de média complexidade, baseado em métodos analíticos, métodos numéricos e métodos experimentais; combinar modelação geométrica com cálculo numérico com sentido crítico; delinear estratégias de optimização de projecto.

Programa

Projecto e suas fases. Referência a fiabilidade, análise económica, disponibilidade, segurança, etc. Factores de segurança. Regulamentos, códigos e normas. Memória descritiva. Notas de cálculo e desenhos.Materiais; escolha para o projecto. Tratamentos superficiais e acabamentos. Esforços e tensões em análise estática. Teorias de falha. Factores de concentração de tensões. Tenacidade à fractura. Esforços e tensões em análise dinâmica. Tensões limite de fadiga. Factores de correcção. Critérios de cálculo. Acumulação de dano.Parafusos: Normas; Dimensionamento; Fadiga. Juntas Soldadas: Dimensionamento; Critérios de cálculo; Representação simbólica e normas. Juntas coladas: Tipos; Problemas; Aplicações. Molas: Dimensionamento. Chumaceiras: Rolamentos; Tipos e selecção.Introdução ao PIC; Projecto vs análise; Projecto convencional vs projecto óptimo. Formulação de projecto óptimo; Treliça de 2 barras; Variáveis de projecto; Função objectivo; Constrangimentos. Integração de CAD e FEM ? aplicação ao projecto. Integração de estudos analíticos, numéricos e experimentais. Integração de modelos 3D no cálculo por FEM. Prós e contras do projecto virtual. Ligação entre projecto e fabrico.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos será realizada através de 2 Testes + Projecto ou de Exame + Projecto. A média dos 2 Testes/Exame vale 75% da nota final. O Projecto vale 25% da nota final.

Bibliografia

Principal

SHIGLEY'S MECHANICAL ENGINEERING DESIGN, SI VERSION, 10th edition

R. Budynas and J. Nisbett

2015

ISBN - 978-981-4595-28-5