Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Computacional > Mecânica dos Sólidos e Estrutural

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Aeronaves > Opções > Opções 8º Semestre > Mecânica Estrutural

LEMec 2021 > LEMec 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Mecânica Estrutural

MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aeronaves > Especialização Secundária - Aeronaves > Estruturas e Materiais > Mecânica Estrutural

MEMec 2021 > MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Produção > Mecânica Estrutural

DEAEngCmp2007 > DEAEngCmp2007 > 3º Ciclo > Opcionais > Mecânica Estrutural

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Ist/Utl - Tudelft > Ist - 8º Semestre > Mecânica Estrutural

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Mecânica Estrutural

Nível

A avaliação é baseada em 2 MAP45, cada um contribuindo para 50% da nota final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

Providenciar ao aluno conhecimentos sobre os diversos métodos de análise estrutural. Estudar o comportamento mecânico das estruturas, a sua resposta em serviço e a sua segurança. Introduzir o conceito de não linearidade dos materiais e das estruturas, e entender a forma como esta pode influenciar o seu desempenho. Perceber que o comportamento linear das estruturas (esforços, deformações) tem um domínio de validade, por vezes limitado. Estudar o comportamento dinâmico das estruturas (problemas de valores próprios). Introduzir os conceitos de vibração e de instabilidade das estruturas. Aplicar o método dos elementos finitos a diversos problemas estruturais reais. Utilizar programas de elementos finitos para estudar o comportamento de estruturas com interesse prático na engenharia mecânica.

Programa

Tipos de análise estrutural. Sistemas discretos. Conceito de não linearidade. Carga limite. Método de Newton-Raphson. Instabilidade estrutural. Carga crítica e modo de instabilidade. Comportamento de pós-instabilidade. Comportamento dinâmico. Método de Newmark. Frequência e modo de vibração. Amortecimento estrutural. Métodos de Rayleigh-Ritz e dos elementos finitos para a análise dinâmica de uma viga-barra. Resposta dinâmica de vigas e pórticos. Instabilidade de vigas e pórticos. Obtenção de cargas críticas e modos de instabilidade. Fundamentos do método dos elementos finitos não linear. Conceitos básicos de plasticidade. Efeito da deformação por corte no comportamento das estruturas. Viga de Timoshenko. Falha e verificação de segurança estrutural.

Metodologia de avaliação

A avaliação é baseada em 2 MAP45, cada um contribuindo para 50% da nota final.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Não se aplica.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

A UC pretende desenvolver as seguintes Competências Transversais: (i) "Pensamento Crítico e Inovador" em particular na componente de "estratégias de resolução de problemas"; (ii) "Competências Intrapessoais" nas componentes de "autodisciplina", "gestão do tempo", "entusiasmo", "perseverança" e "auto motivação".

Bibliografia

Principal

Apontamentos de Mecânica Estrutural

Silvestre N. e Araújo A.

2014

Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.