Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

LEMat 2006 > LEMat 2006 > 1º Ciclo > Ensaios e Caracterização de Materiais

Nível

A avaliação tem duas componentes: 1) resolução de exercícios sobre consulta e interpretação de Normas existentes (50%); 2) execução de um trabalho experimental de caracterização de um dado material (50%) A nota final será a média ponderada destas duas componentes.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

3.0 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

O aluno deve conhecer em que consistem as normas de ensaio e caracterização, e como estas são implementadas e publicadas; bem como onde as pode consultar. Deve também conhecer as principais técnicas disponíveis para caracterizar as propriedades mecânicas e outras propriedades físicas, e a composição química dos materiais; bem como ser capaz de observar as microestruturas usando o microscópio óptico e o SEM; e ainda, saber seleccionar entre técnicas de controlo não-destrutivo.

Programa

1.Introdução às normas de ensaio e caracterização Organizações para o desenvolvimento de normas (ASTM, CEN, ISO, ?). Como são implementadas e publicadas as normas. Importância da normalização. 2.Ensaios para caracterização do comportamento mecânico Normalização. Exemplos de normas para caracterização de propriedades de tracção, flexão, fadiga, fluência. Ensaios de dureza. 3.Ensaios para caracterização de outras propriedades físicas Exemplos de normas para determinação da:-densidade;-porosidade;-tamanho de grão;-expansão térmica;-calor específico;-condutividade térmica;-condutividade eléctrica. 4.Fundamentos de microscopia óptica e electrónica Formação da imagem no microscópio óptico e no SEM. Métodos quantitativos de caracterização e análise de imagem. Preparação de amostras. 5.Caracterização química Análise química por absorção atómica, ICP (optical emission spectroscopy) e fluorescência de raios-X. 6.Ensaios não-destrutivos Objectivos. Classificação dos métodos. Técnicas de inspecção visual. Emissão acústica. Métodos electromagnéticos: correntes de eddy; inspecção por partículas magnéticas. Líquidos penetrantes. Métodos radiográficos, por ultra-sons e vibracionais.

Metodologia de avaliação

A avaliação tem duas componentes: 1) resolução de exercícios sobre consulta e interpretação de Normas existentes (50%); 2) execução de um trabalho experimental de caracterização de um dado material (50%) A nota final será a média ponderada destas duas componentes.

Bibliografia

Principal

Characterization of Materials

Elton N. Kaufmann (Editor)

2003

Wiley


Introduction to Nondestructive Testing: A Training Guide, 2nd Edition

Paul E. Mix

2005

Wiley