Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Transporte Marítimo e Portos > Transporte Marítimo e Portos II

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Transportes Marítimos e Portos > Opcionais > Transporte Marítimo e Portos II

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Transportes Marítimos e Portos > Transporte Marítimo e Portos II

Nível

Cinco trabalhos práticos (20% da nota final cada)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

- Conhecer o impacto da regulamentação internacional no transporte marítimo. - Saber caracterizar e analisar os diferentes segmentos de mercado do transporte marítimo. - Saber aplicar técnicas de previsão aos mercados de transporte marítimo. - Saber modelar e simular serviços de transporte marítimo e suas interacções com os portos. - Saber aplicar programação linear na optimização de soluções de transporte marítimo. - Conhecer o processo técnico-comercial de aquisição de navios novos. - Conhecer o impacto ambiental do transporte marítimo (e de outros modos de transporte) e as tecnologias aplicadas para o minimizar. - Saber avaliar os custos externos inerentes aos vários modos de transporte.

Programa

Regulamentação internacional na área do transporte marítimo. Impacto na economia do navio. Estado de bandeira e estado de porto. Pirataria. Navios autónomos. Análise de segmentos de mercado no transporte marítimo. Variáveis mais relevantes na sua caracterização. Técnicas de previsão aplicadas ao transporte marítimo. Metodologias de previsão nos quatro mercados do transporte marítimo. Simulação aplicada ao transporte marítimo e operações portuárias. Introdução à modelação com software de simulação por eventos discretos. Programação linear aplicada ao transporte marítimo. Optimização de soluções de transporte marítimo. O mercado de construção naval. Processo técnico e comercial de nova construção. Acompanhamento da construção pelo armador. Garantia. Desmantelamento naval. Transporte marítimo sustentável. Emissões poluentes e tecnologias de limpeza. Custos externos do transporte marítimo e de outros modos de transporte.

Metodologia de avaliação

Cinco trabalhos práticos (20% da nota final cada)

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Os alunos utilizam uma ferramenta informática de simulação de eventos discretos (20% da nota final).

Componente de Competências Transversais

A UC contempla análise de mercados e estratégias de empresas (componentes 1.1 e 1.2) (5% da nota final). Os trabalhos práticos cobrem as componentes 2.1, 2.2, 2.3, 3.1, 3.2, 4.1, 4.2, 4.3, 5.1, 5.2, 5.3. (15% da nota final).

Bibliografia

Principal

Maritime Economics

Martin Stopford

1992

second edition, Routledge, London Unwin Hyman


“Introduction to Operations Research”

Hillier, F., Lieberman, G.

2009

Hillier, F., Lieberman, G. (2009), “Introduction to Operations Research”, 7th Edition, McGraw-Hill.


Maritime Transportation and Ports II – class notes

Santos, T.A.

2019

Santos, T.A. (2019), “Maritime Transportation and Ports II – class notes”, Lisbon, Portugal


Ship Design and Construction

Lamb, T.

2003

Lamb, T. (Ed.) (2003), “Ship Design and Construction”, SNAME.