Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Transporte Marítimo e Portos > Modelação e Segurança do Tráfego Marítimo

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Transportes Marítimos e Portos > Opcionais > Modelação e Segurança do Tráfego Marítimo

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Transportes Marítimos e Portos > Modelação e Segurança do Tráfego Marítimo

Nível

A avaliação da cadeira será feita com base na análise de casos de estudo (50%) e num exame final (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Compreender os diversos problemas do tráfego marítimo que se colocam ao nível das diversas situações de encontro de navios, quer estes se achem em situações de mar aberto, quer estes se vejam condicionados por águas restritas. Saber modelar, em termos gerais e específicos, as normais situações de congestionamento de navios, bem como, para cada situação reconhecida, saber caracterizar os desvios relativos entre os modelos concebidos e as realidades identificadas.

Programa

Engenharia de tráfego marítimo. Métodos de análise: passado, presente e perspectivas futuras. Comportamento do tráfego marítimo em situações de encontro. Modelação matemática. Analise do tráfego marítimo em situações de colisão. Análise de risco. Cálculo do risco de colisão para várias circunstâncias de encontro. Análise sobre acontecimentos reais e simulados. Teoria da decisão em tráfego marítimo. Estudo dos factores que afectam a tomada de decisão. Sistemas anti colisão e esquemas de separação de tráfego marítimo: estudo dos factores condicionantes de dimensionamento. Gestão e controlo do tráfego marítimo em situações de congestionamento. Serviços de tráfego marítimo costeiro e portuário (VTS): conceitos para o seu dimensionamento, implementação e gestão.

Metodologia de avaliação

A avaliação da cadeira será feita com base na análise de casos de estudo (50%) e num exame final (50%)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Mathematical Aspects of Marine Traffic

S.H. Hollingdale

1979

Academic Press, London


A Guide to the Collision Avoidance Rules

A.N. Cockcroff and J.N.F. Lameijer

1984

Stanford Maritime, London


Some Ship Disasters and their Causes

K.C. Barnaby, Hutchinson

1968

London