Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Projeto e Construção Naval > Navios de Pesca

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Projeto e Construção Naval > Opcionais > Navios de Pesca

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Projecto e Construção Naval > Navios de Pesca

Nível

Trabalho final constituído pela definição preliminar de um navio de pesca, com exposição final pelos alunos e discussão.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Introduzir os alunos nas especificidades do sector das pescas e transmitir a capacidade de projectar os vários tipos de navio de pesca.

Programa

Introdução à Tecnologia da Pesca: Definição, Origens e Evolução da Pesca. Métodos e Artes. Classificação das Espécies. Classificação Estatística Internacional Normalizada das Artes de Pesca (ISSCFG). Classificação dos Navios de Pesca. Caracterização dos Navios de Pesca; Processos de Tratamento e Conservação de Pescado a Bordo; Equipamentos Electrónicos de Detecção de Pescado e de Controlo de Redes; Sector das Pescas em Portugal, UE e no Mundo. Projecto de Navios de Pesca: Influência dos métodos de pesca no Arranjo Geral; Interacção dos diferentes sistemas de pesca; Arranjo dos porões, arranjo da casa da máquina e arranjo da ponte em função dos métodos de pesca; Protecção dos cascos dos navios em função do aparelho de pesca; Projecto estrutural; Materiais: aço, madeira e fibra de vidro; Carenas em função dos materiais de casco; Determinação preliminar das características principais; Análise preliminar dos requisitos do projecto do navio; Propulsão: selecção de formas, influência da optimização hidrodinâmica no comportamento no mar; Hélice como função do tipo de pesca; Equipamento de propulsão e equipamentos auxiliares; Sistemas hidráulicos; Filosofia das instalações e características principais; Estabilidade IMO.

Metodologia de avaliação

Trabalho final constituído pela definição preliminar de um navio de pesca, com exposição final pelos alunos e discussão.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Design of Small Fishing Vessels

John Fyson

1982

FAO/Fishing New Books


Modern Fishing Gear

x

1980

Vol(s) I, II, III - Fishing New Books


Fishing Boats of the World

x

1975

Vol. III ? Fishing New Books


Refrigeration of Fishing Vessels

J.H. Merit

1978

Fishing New Books