Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Projeto e Construção Naval > Organização e Gestão de Estaleiros Navais

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Projeto e Construção Naval > Opcionais > Organização e Gestão de Estaleiros Navais

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Projecto e Construção Naval > Organização e Gestão de Estaleiros Navais

Nível

Exame final e apresentação de Trabalho Prático, baseado na organização e implementação de um Estaleiro Naval AVALIAÇÃO EXAME FINAL = 0,50 TRABALHO PRÁTICO = 0,50 Para cada uma das avaliações, Exame Final e Trabalho Prático a classificação deverá ser igual ou maior que 9,5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Aplicação de novos modelos de gestão, aos Estaleiros de Construção e Reparação Naval, baseados nos conceitos de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente focados para as áreas de: produção, planeamento, programação, controlo de custos e análises de desempenho.

Programa

Escolas de Gestão e os Estaleiros Navais; Caracterização do Estaleiro Naval, a influência do meio ambiente e dos “Stakeholders”; Sistemas organizacionais, liderança, motivação e trabalho em equipa; Gestor de projeto e funcional; Fluxo organizacional da Construção e Reparação Naval; Organização do trabalho baseado em estruturas hierarquizadas (WBS; OBS); Matriz de responsabilidades; Orçamentos funcionais e de venda; Cálculo doe custo da hora Homem; Sistemas de Controlo de Custos; Análise de desempenho e fatores de produtividade; Organização dos setores Técnicos e Produtivos; Estruturas Orgânicas; Planeamento e técnicas de planeamento da Reparação e Construção Naval; Arranjo geral dos Estaleiros Navais; Infraestruturas de querenagem, meios de apoio, movimentação, manobra, redes elétricas e de fluidos e sectores de Produção; Processo do Negócio; I&D; Formação profissional, Ambiente, Garantia de Qualidade, Segurança, Saúde Ocupacional, regras e normas; Visita de estudo a 3 Estaleiros.

Metodologia de avaliação

Exame final e apresentação de Trabalho Prático, baseado na organização e implementação de um Estaleiro Naval AVALIAÇÃO EXAME FINAL = 0,50 TRABALHO PRÁTICO = 0,50 Para cada uma das avaliações, Exame Final e Trabalho Prático a classificação deverá ser igual ou maior que 9,5 valores.

Pré-requisitos

Os discentes devem ter conhecimentos básicos de terminologia e de processos tecnológicos ligados à construção e reparação naval.

Componente Laboratorial

Visita de estudo a 3 Estaleiros Navais de referência (24 horas)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Fornecer aos alunos as necessárias aptidões de gestão para planear e programar os trabalhos no estaleiro naval, com a criação, aplicação e resolução de exemplos práticos, utilizando um programa informático especifico.

Componente de Competências Transversais

N/A

Bibliografia

Principal

Ship Production

R. Storch, C. Hammon, H. Bunch, R. Moore

1995

SNAME


Apontamentos da disciplina (Lecture Notes)

F. Gomes Lopes

2011

Actualização anual / updated annually


Production and Operations Management - Manufacturing and Services

A. Chase and J. Jacobs

1998

Mc Graw Hill


Drydocking and Shipyard maintenance - A guide for Industry,

D. House

2003

1st ed., Witherbys Publishing


Foundations of the Fabrication Organization of Shipyards, (in Portuguese)

J. Rodrigues Branco

2000