Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Tecnologia de Estaleiros Navais

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Tecnologia de Estaleiros Navais

Nível

Nota Final = 0.5 x (Trabalho Principal) + 0.2 x (Exame Final) + 0.2 x (Trabalho Complementar) + 0.1 x (Visita de Estudo)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivos a apresentação dos processos de fabrico mais comuns em construção e reparação naval, dando um enfoque especial à aplicação futura de novas tecnologias nesta actividade. As técnicas específicas de construção e reparação naval e de controlo de qualidade são relacionadas com as diversas fases do fabrico, salientando as diferenças na utilização de diferentes técnicas em função dos diferentes materiais utilizados na construção do casco.

Programa

Introdução aos processos tecnológicos de fabrico usados em construção naval; fases da construção estrutural e do aprestamento. A traçagem do navio: métodos geométricos tradicionais e métodos matemáticos; técnicas usadas na marcação de chapas e perfilados. Corte mecânico: principios de funcionamento e máquinas ferramentas usadas. Corte térmico: oxicorte, corte por arco plasma e eléctrodo de carvão; elementos relativos à fabricação; parâmetros de corte. Enformação dos componentes do casco do navio: enformação de chapas, usando calor e / ou por máquinas de deformação plástica; enformação de perfis e tubos. Parâmetros de enformação. Soldadura: tipos de juntas e parâmetros de soldadura; aspectos técnicos da união por soldadura; fabricação, defeitos de soldadura e sua prevenção. Desempenho: técnicas de desempeno usando o calor. Pre fabricação e montagem estrutural: sequência de fabrico; aspectos específicos da execução e movimentação. Análise de casos práticos. Controlo de qualidade do fabrico de struturas do navio. Carreiras de construção: estudo e execução; lançamento à água em carreiras longitudinais. Corte por arranque de apara: teoria e execução. Tolerâncias e ajustamentos mecânicos. Técnicas específicas de reparação naval. Operações de docagem. Técnicas específicas de construção em plástico reforçado com fibra.

Metodologia de avaliação

Nota Final = 0.5 x (Trabalho Principal) + 0.2 x (Exame Final) + 0.2 x (Trabalho Complementar) + 0.1 x (Visita de Estudo)

Bibliografia

Principal

Tecnologia de Estaleiros Navais (apontamentos das aulas)

V. G. Brito e J. M. Gordo

2003

Na página da disciplina


Ship Production

R. L. Storch e outros

1995

SNAME


Fundamentos de Organização Fabril do Estaleiro Naval

J. N. R. Branco

1976

Na biblioteca


Shipbuilding and Repair Quality Standard

..

2004

e-book


Guide to Ship Repair Estimates (in Man Hours) (Hardcover)

Don Butler,

2000

ISBN: 978-0750648341


Secundária

Inspection Repair and Maintenance of Ship Structures

Piero Caridis

2001

Witherby: 2001 Pages: 474, ISBN: 1 85609 191 0.


The 2007-2012 World Outlook for Non-Military Ship Repair, Conversion and Reconversion

ICON Group International, Inc.

2006

ISBN: 9780497330286- ebook


Guide to Ship Repair Estimates (in Man Hours) (Hardcover),

Don Butler,

2000

Butterworth-Heinemann