Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Dimensionamento de Estruturas Navais

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Dimensionamento de Estruturas Navais

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Dimensionamento de Estruturas Navais

Nível

Nota Final =0.80 (Projeto e relatório) +0.20 (Apresentação oral e discussão de projeto). Nota do Projeto terá de ser maior ou igual a 9.5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Ficar a conhecer como se dimensiona a estrutura principal de navios. Ficar familiarizado com o dimensionamento recorrendo os códigos da sociedade classificadora. Estudar como o dimensionamento de componentes se relacionam com o dimensionamento global. Saber determinar a encurvadura de componentes estruturais. Ficar com sensibilidade os métodos de cálculo do colapso plástico e resistência última de estruturas navais. Ser capaz fazer dimensionamento baseado na fadiga e nos métodos probabilísticos. Saber projetar estruturas navais a partir dos regulamentos das Sociedades de Classificação.

Programa

Dimensionamento de estruturas navais - aspetos gerais e regulamentos das Sociedades de Classificação. Materiais e protecção do material. Solicitações de projecto. Esforços longitudinais e transversais. Estruturas de fundo, costado, convés e anteparas. Dimensionamento de componentes estruturais baseados nas regras das Sociedades de Classificação. Encurvadura de placas rectangulares e placas reforçadas. Efeitos das imperfeições Iniciais e tensões residuais. Comportamento elasto - plástico. Colapso plástico de estruturas. Análise limite de estruturas. Dimensionamento de estruturas à fadiga. Formulação de Palmgren Miner. Formulação baseada na Mecânica da Fractura. Dimensionamento de componentes estruturais sujeitas a esforços variáveis. Deterioração de estruturas marítimas. Conceitos básicos de fiabilidade estrutural. Determinação da margem de segurança e os fatores de segurança. Dimensionamento probabilístico de estruturas. Dimensionamento de estruturas navais baseado no risco.

Metodologia de avaliação

Nota Final =0.80 (Projeto e relatório) +0.20 (Apresentação oral e discussão de projeto). Nota do Projeto terá de ser maior ou igual a 9.5 valores.

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Desenvolvimento e implementação de aplicações em Matlab ou Excel e MARS2000. Estas componentess contribuem com cerca de 20% para a nota final.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, na apresentação de projeto. Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media. A percentagem de avaliação associada a essas competências é 20%.

Bibliografia

Principal

Design of Ship Structures

Y. Garbatov

2002

Apontamentos de aulas, IST.


Fatigue handbook, Offshore steel structures,

Almar-Naess, A,

1985

Almar-Naess, A, 1985, Fatigue handbook, Offshore steel structures, Tapir.


Ship Structural Design: A Rationally-Based, Computer-Aided, Optimization Approach,

Hughes, O. F.

1983

Hughes, O. F. 1983. Ship Structural Design: A Rationally-Based, Computer-Aided, Optimization Approach, New York, John Wiley and Sons.


Structural Reliability Analysis of Marine Structures. Classification notes No 30.6.

dnv

1992

DnV, 1992. Structural Reliability Analysis of Marine Structures. Classification notes No 30.6. Høvik, Det Norske Veritas.