Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Dimensionamento de Estruturas Navais

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Dimensionamento de Estruturas Navais

Nível

Nota Final =0.70 (Nota do Exame Final) + 0.30 (Nota Trabalho) Nota do Exame Final terá de ser maior ou igual a 10 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Ficar a conhecer como se dimensiona a estrutura principal de navios. Ficar familiarizado com o dimensionamento recorrendo os códigos da sociedade classificadora. Estudar como o dimensionamento de componentes se relacionam com o dimensionamento global. Saber determinar a encurvadura de componentes estruturais. Ficar com sensibilidade os métodos de cálculo do colapso plástico e resistência última de estruturas navais. Saber dimensionar estruturas navais a partir dos regulamentos das Sociedades de Classificação. Introdução ao dimensionamento baseado na fadiga e nos métodos probabilísticos.

Programa

Dimensionamento de estruturas navais - aspectos gerais. Materiais e protecção do material. Solicitações de projecto. Esforços longitudinais e transversais. Estruturas de fundo, do costado, do convés e da antepara. Regras das Sociedades de Classificação. Dimensionamento de componentes estruturais à encurvadura. Encurvadura de pilares. Encurvadura de pórticos. Encurvadura de placas rectangulares e placas reforçadas. Efeitos das deformações Iniciais. Colapso plástico de estruturas. Comportamento elasto - plástico dos materiais. Comportamento elasto - plástico de vigas. Análise limite de estruturas. Tensões residuais. Dimensionamento de estruturas à fadiga. Formulação de Palmgren Miner. Formulações baseadas na Mecânica da Fractura. Dimensionamento de componentes estruturais sujeitas a esforços variáveis. Dimensionamento probabilístico de estruturas. Revisão dos conceitos básicos de fiabilidade. Determinação da margem de segurança. Determinação dos factores de segurança.

Metodologia de avaliação

Nota Final =0.70 (Nota do Exame Final) + 0.30 (Nota Trabalho) Nota do Exame Final terá de ser maior ou igual a 10 valores.

Bibliografia

Principal

Strength of Ships

Macnaught, D.

1967

Principles of Naval Architecture?, J.P. Comstock (Ed.), Society of Naval Architects and Marine Engineers


Hull Strength

Shade, H.

1969

Ship Design and Construction, A. Angelo (Ed.) Society of Naval Architects and Marine Engineers


Ship Structural Design

Hughes, O.

1983

J. Wiley


Structural Analysis and Design

R. Ketter, G. Lee and S.  Prawel

1979

McGrawHill


Design of Ship Structures

Y. Garbatov

2002

Apontamentos de aulas, IST.