Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Transporte Marítimo e Portos I

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Transporte Marítimo e Portos I

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Transporte Marítimo e Portos I

Nível

Dois trabalhos práticos (25% da nota final cada) + Exame escrito final (50% da nota final)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

- Saber caracterizar o papel dos intervenientes principais na indústria do transporte marítimo. - Conhecer os tipos e particularidades das principais cargas transportadas a nível global. - Identificar os tipos de ciclos de negócio e seu impacto nos quatro mercados do transporte marítimo. - Saber calcular a estrutura de custos e de receitas do navio (estimativa de viagem). - Saber elaborar uma análise de investimento num equipamento marítimo ou navio. - Conhecer os tipos de contratos utilizados na indústria (afretamento e outros). - Saber caracterizar os diversos tipos de terminais portuários e o tempo de porto. - Conhecer os tipos de portos, os seus modelos de gestão e os intervenientes nas operações portuárias.

Programa

A indústria do transporte marítimo. A documentação do navio. Seguros marítimos. Transporte marítimo e comércio internacional. Principais mercadorias. Conceito de tonelada-milha. Mercados do transporte marítimo. Capacidade de carga. Autonomia. Estrutura de custos do navio: custos de capital, operativos e de viagem. Receitas geradas pelo navio. Velocidade de serviço. Dimensionamento de navios e frotas. Análise de investimento aplicada a navios e equipamentos marítimos. Taxas de frete. Índices de fretes. Tipos de contratos. Características do transporte marítimo de linha e à viagem. Logística e cadeia de transporte. Multimodalidade. Intermodalidade. Transporte marítimo de curta distância. Políticas europeias. Tipos de portos e de terminais portuários. Tipos de equipamento e produtividade. Tempo de escala e suas componentes. Comunidade portuária. Zonas logísticas. Serviços portuários e de valor acrescentado. Modelos de gestão portuária. Custos portuários.

Metodologia de avaliação

Dois trabalhos práticos (25% da nota final cada) + Exame escrito final (50% da nota final)

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

A UC contempla análise de mercados e estratégias de empresas (componente 1.1) (5% da nota final). Os trabalhos práticos cobrem as componentes 2.2, 2.3, 3.1, 3.2, 4.1, 4.2, 4.3, 5.1, 5.2, 5.3. (15% da nota final).

Bibliografia

Principal

Maritime Economics

Martin Stopford

1997

Second Edition, Routledge London Unwin Hyman


Quantitative Methods in Maritime Economics

J J Evan and Marlow

1990

Fairplay Publications


Port Economics

Talley, W.

2009

Talley, W. (2009), “Port Economics”, Routledge.


Elements of Shipping

Branch, A.E.

2007

Branch, A.E. (2007), “Elements of Shipping”, 8th Ed, Routledge.