Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Dinâmica e Hidrodinâmica do Navio

DEAEN2006 > DEAEN2006 > 3º Ciclo > Geral > Dinâmica e Hidrodinâmica do Navio

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Dinâmica e Hidrodinâmica do Navio

Nível

Elementos de Avaliação: a)Dois Testes ou Exame de 2ª Época (65% da nota final) b)Trabalho experimental, grupos 2 alunos (10% da nota final) c)Trabalho numérico com apresentação e discussão, grupos 2 alunos (25% da nota final). A média dos testes, ou a nota do exame, deve ser positiva.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Adquirir competências para o cálculo de respostas dinâmicas do navio em ondas regulares e irregulares. Adquirir competências específicas em hidrodinâmica naval que são essenciais para a determinação das forças hidrodinâmicas induzidas pelas ondas que actuam nos navios. Os alunos ficam preparados também para utilizar programas de comportamento do navio no mar.

Programa

Comportamento dinâmico de um sistema com dois graus de liberdade baseado na mecânica vectorial. Determinação das frequências naturais e da resposta destes sistemas. Estudo do comportamento dinâmico de um navio sujeito a oscilações regulares com base em modelos de 1 e 2 graus de liberdade. Formulação do problema hidrodinâmico do comportamento do navio em ondas. Linearização do problema hidrodinâmico. Teoria das faixas para o cálculo dos coeficientes hidrodinâmicos e das forças de excitação. Forças e momentos de restituição. Equações dos movimentos nos seis graus de liberdade. Movimentos relativos, velocidades e acelerações. Método das singularidades de Frank e método da transformação conforme para problemas 2D. Método das singularidades para resolver o problema tridimensional. Balanço não-linear de navios. Aplicação da análise dimensional aos problemas de comportamento do navio e estruturas flutuantes em ondas. Ensaios experimentais do comportamento do navio em ondas com modelos à escala. Respostas do Navio em Ondas Irregulares - Função de transferência. Resposta de sistemas lineares a excitação harmónica. Espectro de resposta. Respostas do navio em estados do mar irregulares. Espectro de resposta na frequência de encontro. Momentos de área do espectro de resposta e estatísticas relacionadas. Modelos probabilísticos de curto e longo prazo da resposta do navio. Estimativa de valores extremos.

Metodologia de avaliação

Elementos de Avaliação: a)Dois Testes ou Exame de 2ª Época (65% da nota final) b)Trabalho experimental, grupos 2 alunos (10% da nota final) c)Trabalho numérico com apresentação e discussão, grupos 2 alunos (25% da nota final). A média dos testes, ou a nota do exame, deve ser positiva.

Bibliografia

Principal

Apontamentos de Dinâmica do Navio I

C. Guedes Soares

1999

Secção Autónoma de Engenharia Naval


Dynamics of Marine Vehicles

R. Bhattacharyya

1978

J. Wiley & Sons


The Motion of Ships in Waves

E. V. Lewis

1967

PNA, J. P. Comstock (Ed.), SNAME, pp. 607-717


Ship motions and sea loads

N. Salvesen, E. O. Tuck and O. Faltisen

1970

Transactions SNAME, 78, 250-287.


Elements of Vibration Analysis

L. Meirovitch

1975

Mc Graw Hill, Chaps. 1, 2 and 3.


Ship Dynamics and Hydrodynamics

N. Fonseca

2008

Class Notes, IST