Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Planeamento e Desenvolvimento Sustentável

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Opções > Desenvolvimento Sustentável

DEAEMat2006 > DEAEMat2006 > 3º Ciclo > Formação Base > Desenvolvimento Sustentável

MEMat 2006 > MEMat 2006 > 2º Ciclo > Opção 2 > Desenvolvimento Sustentável

Nível

Opção 1- Dois testes (nota mínima em cada teste 9,5 valores) e um trabalho. Opção 2- Um trabalho e Exame Final. Haverá uma segunda data de exame para quem não obtiver aprovação na primeira época.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

1.5 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

Mostrar que os factores ambientais não devem ser encarados segundo uma perspectiva negativa de factores restritivos ou onerosos à utilização dos processos/produtos, mas afirmando as ciências do ambiente como potenciadoras da inovação na forma e na técnica do uso. Dotar os alunos de novos conceitos e de conhecimentos em técnicas avançadas de análise, os quais lhes permitam integrar diferentes domínios científicos que aprenderam ao longo da licenciatura, na concepção de processos e produtos com elevada eficiência ambiental e económica, os quais contribuam para um desenvolvimento sustentável.

Programa

1. Ambiente e desenvolvimento Ambiente: da apropriação dos recursos à necessidade de um desenvolvimento sustentável. Estratégia para um desenvolvimento sustentável. A adaptação da indústria. Produzir "MAIS COM MENOS". 2. Poluição Poluição do ar, da água e do solo. 3.Resíduos sólidos Classificação dos resíduos sólidos. Gestão de resíduos sólidos. Orientações fundamentais. 4. Ecologia industrial e Desenvolvimento Sustentável A metáfora da Ecologia Industrial. Análise do Fluxo de Materiais. Ecodesign: conceitos fundamentais e tecnologia de reciclagem. Análise de um programa informático de apoio ao Ecodesign; Desenvolvimento de um caso de estudo. Aplicações de Ecologia Industrial: exemplos de aplicação do conceito de Ecologia Industrial; Desenvolvimento de casos de estudo. 5. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) Análise energética de sistemas; Metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida; A sistematização do cálculo e a utilização de programas informáticos; Modelação de uma ACV no laboratório informático; Política ambiental baseada no conceito de Ciclo de Vida 6. Avaliação ambiental de indústrias de materiais Materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e vidros.

Metodologia de avaliação

Opção 1- Dois testes (nota mínima em cada teste 9,5 valores) e um trabalho. Opção 2- Um trabalho e Exame Final. Haverá uma segunda data de exame para quem não obtiver aprovação na primeira época.

Bibliografia

Principal

Environmental Impact, Assessment for Wastes Treatment and Disposal Fac

J. Petlf e G. Edhyee

1994

John Wiley, New York


Modern Manufacturing Process Engineering

B.W. Niebel, A.B. Draper e R.A. Wysk

1989

McGraw-Hill, New York


Introdução à gestão ambiental: A avaliação do ciclo de vida de produto

Paulo Ferrão

1998

Colecção Ensino da Ciência e Tecnologia, IST PRESS


Secundária

Engineering Materials

M.F. Ashby e D.R. Jones

1980

Pergamon Press, Oxford


A ecologia industrial e o automóvel em Portugal

Paulo Ferrão e José Figueiredo

2000

Celta Editora


A ecologia industrial e a embalagem de produtos alimentares em Portuga

Paulo Ferrão, Paulo Ribeiro e Paulo Silva

2004

Celta Editora