Disciplina

Área

Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Gestão Industrial

Activa nos planos curriculares

DEAEMat2006 > DEAEMat2006 > 3º Ciclo > Formação Base > Gestão da Qualidade

MEMat 2006 > MEMat 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Gestão da Qualidade

Nível

Exame final (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final. Trabalho Prático de Grupo (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final . Este trabalho prático consiste na elaboração de: um Manual da Qualidade (de uma empresa ou laboratório) + um Procedimento de Garantia da Qualidade + um Procedimento Operativo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

2.0 h/semana

91.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno aprovado a esta disciplina seja capaz de: - conceber, implementar e auditar um sistema de gestão da qualidade duma empresa (Norma NP EN ISO 9001) ou de um laboratório (Norma NP EN 17025); - aplicar métodos de metrologia à análise de parâmetros da qualidade (Exemplos: calcular incertezas de calibração; definir critérios de aceitação de certificados de calibração); - estabelecer critérios e procedimentos de controlo estatístico de processo e de amostragem; - compreender a influência dos factores humanos na motivação para a qualidade; - calcular custos da qualidade.

Programa

1.Gestão da qualidade. Definições. 2.Gestão integrada da qualidade e de sistemas de controlo de produto e processos. Filosofias ou critérios básicos de garantia de qualidade. Sistema português da qualidade - Normas ISO 9001, 17025, 14001 e NP 4397. 3.Implementação de sistemas de gestão de qualidade. 4.Exemplos de controlo de qualidade de matérias primas, materiais, semi-produtos e produtos finais (ensaios não destrutivos). 5.Exemplos de auditorias de qualidade. 6.Higiene e Segurança do Trabalho. Gestão de pessoal. 7.Calibrações e incertezas. 8.Controlo estatístico do processo. Amostragem. 9. Custos da qualidade 10.Marketing.

Metodologia de avaliação

Exame final (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final. Trabalho Prático de Grupo (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final . Este trabalho prático consiste na elaboração de: um Manual da Qualidade (de uma empresa ou laboratório) + um Procedimento de Garantia da Qualidade + um Procedimento Operativo.

Bibliografia

Principal

Qualidade

A. Ramos Pires

2004

Edições Silabo


Secundária

Qualidade - Uma filosofia de gestão

C. Cruz e O. Carvalho

1998

Texto Editora


Ergonomia projecto e produção

I. Lida

1999

Dina Livro


Qualidade Total de Recursos Humanos

B. Base e C. Cooper

2000

Editorial Presença


Manual de Higiene e Segurança do Trabalho na Indústria

R. Macedo

2001

Fundação Calouste Gulbenkian


Séries de normas ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001 e NP 4397

Instituto Português da Qualidade

2006

Instituto Português da Qualidade


Princípios da gestão da qualidade

R. Fey e S. Gogue

1996

Fundação Calouste Gulbenkian