Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Opções > Processos Extractivos

LEMat 2006 > LEMat 2006 > 1º Ciclo > Opcões 1 > Processos Extractivos

DEAEMat2006 > DEAEMat2006 > 3º Ciclo > Formação Base > Processos Extractivos

MEMat 2006 > MEMat 2006 > 2º Ciclo > Opção 1 > Processos Extractivos

Nível

Opção 1- Dois testes (nota mínima em cada teste 9,5 valores). Opção 2- Exame final. Haverá uma segunda data de exame para quem não obtiver aprovação na primeira época.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

O aluno deverá familiarizar-se com: - a existência dos diferentes tipos de matérias-primas (naturais e secundárias), e as vantagens da sua utilização; - os problemas relacionados com o esgotamento dos principais recursos naturais, o factor energético na produção dos materiais, o aumento de resíduos e de materiais para reciclar; - a formulação dos fenómenos físico-químicos que ocorrem durante os processos tecnológicos para a produção de materiais.

Programa

1. Introdução-Fluxogramas dos processos: objectivos, características e custos.2. Matérias-primas e produtos-Fontes de matérias-primas: minérios e concentrados; materiais reciclados; resíduos industriais. Principais produtos das indústrias extractivas.3. Operações unitárias de pré-processamento-Tratamentos físicos: Processos de redução de tamanho; Processos de selecção das partículas; Processos de aglomeração: sinterização, peletização; Outros métodos de concentração física Tratamentos químicos: calcinação, ustulação. Análise de diagramas de processamento. Características económicas destas operações.4. Processos pirometalúrgicos-Características gerais dos processos pirometalúrgicos. Formação de compostos. Produção de metais: a partir de óxidos metálicos; sulfuretos metálicos; cloretos. Processos de purificação do metal. Características dos reactores. Problemas ambientais e características económicas.5. Processos hidrometalúrgicos-Princípios físico-químicos dos processos hidrometalúrgicos. Lixiviação. Purificação de soluções. Formação de compostos. Produção de metais. Purificação metálica. Problemas ambientais e características económicas.

Metodologia de avaliação

Opção 1- Dois testes (nota mínima em cada teste 9,5 valores). Opção 2- Exame final. Haverá uma segunda data de exame para quem não obtiver aprovação na primeira época.

Bibliografia

Principal

Principles of Extractive Metallurgy

Fathi Habashi

1980

Gordon and Breach Publ., 2nd Ed


Secundária

Process Selection in Extractive Metallurgy

P.C. Hayes

1985

HAYES Publ


The Physical Separation and Recovery of Metals from Wastes vol.I

T.J. Veasey, R.J. Wilson e D.M. Squires

1993

Gordon and Breach, Holanda