Disciplina

Controlo e Gestão da Qualidade

Área

Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Gestão Industrial

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Controlo e Gestão da Qualidade

PAST-LEA > PAST-LEA > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade

PAST-LEGI > PAST-LEGI > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade

PAST-LEFT > PAST-LEFT > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade

PAST-LEM > PAST-LEM > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade

LEM 2003 > LEM 2003 > Ramo de Produção > Controlo e Gestão da Qualidade

LEM > LEM > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade

Nível

Metodologia de avaliação: A metodologia de ensino basear- se- á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas de demonstração e trabalhos experimentais. Avaliação: elaboração de um manual da qualidade e dois procedimentos de qualidade. Exames finais.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de: conceber, implementar e auditar um sistema de gestão da qualidade duma empresa (Norma NP EN ISO 9001) ou de um laboratório (Norma NP EN 17025); aplicar métodos de controle de qualidade de produtos; aplicar métodos de metrologia à análise de parâmetros da qualidade; estabelecer critérios e procedimentos de controlo estatístico de processo e de amostragem; compreender a influência dos factores humanos na motivação para a qualidade; calcular custos da qualidade.

Programa

1. Gestão da qualidade. Definições. 2. Gestão integrada da qualidade e de sistemas de controlo de produto e processos. Filosofias ou critérios básicos de garantia de qualidade. Sistema português da qualidade Normas ISO 9001, 17025, 14001 e NP 4397. 3. Implementação de sistemas de gestão de qualidade. 4. Exemplos de controlo de qualidade de matérias primas, materiais, semiprodutos e produtos finais (ensaios não destrutivos). 5. Exemplos de auditorias de qualidade. 6. Higiene e Segurança do Trabalho. Gestão de pessoal. 7. Calibrações e incertezas. 8. Controlo estatístico do processo. Amostragem. 9. Custos da qualidade.

Metodologia de avaliação

Metodologia de avaliação: A metodologia de ensino basear- se- á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas de demonstração e trabalhos experimentais. Avaliação: elaboração de um manual da qualidade e dois procedimentos de qualidade. Exames finais.

Bibliografia

Principal

Quality Control and Total Quality Management

P L Jain

2001

McGrawHill


Education,Qualidade Uma filosofia de gestão

C. Cruz e O. Carvalho

1998

Texto Editora


Ergonomia projecto e produção

I. Lida

1999

Dina Livro


Qualidade Total de Recursos Humanos

B. Base e C. Cooper

2000

Editorial Presença


Manual de Higiene e Segurança do Trabalho na Indústria

R. Macedo

2001

Fundação Calouste Gulbenkian


Séries de normas ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001 e NP 4397

Instituto Português da Qualidade

2006

Instituto Português da Qualidade


Princípios da gestão da qualidade

R. Fey e S. Gogue

1996

Fundação Calouste Gulbenkian