Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais em Engenharia > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

MEMat 2021 > MEMat 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Técnicas de Fabricação Aditiva

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Opções > Técnicas de Fabricação Aditiva

Min-NFA 2021 > Min-NFA 2021 > Técnicas de Fabricação Aditiva

Nível

Os objectivos de aprendizagem serão avaliados por meio de um projecto em equipa, um protótipo físico e um laboratório. A avaliação terá as seguintes componentes: Laboratório sobre estruturas celulares: 25% Projecto Final: 75% Os estudantes deverão ter uma nota positiva no projecto final para ter avaliação positiva na UC.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Esta UC tem como objectivo alargar as perspectivas dos estudantes em relação às novas técnicas de fabrico aditivo. O aluno deverá tomar conhecimento das várias técnicas de fabrico aditivo e das limitações e aplicabilidade de cada uma; deverá ser capaz de implementar as várias fases de um processo de fabrico aditivo.

Programa

Esta UC tem estrutura modular, de forma a permitir a sua adaptação à rápida evolução destas tecnologias. Incluirá um conjunto de aulas introdutórias e diversos módulos sobre tecnologias específicas, lecionados por especialistas convidados. Fundamentos das técnicas aditivas de fabrico e prototipagem: do modelo em computador ao objecto manufacturado. Prototipagem vs fabricação. A liberdade na concepção. Modelação geométrica e fabrico digital. Digitalização 3D e engenharia inversa. Métodos de consolidação de materiais: fotopolimerização e sinterização por feixes de alta energia. Processos de fotopolimerização: estereolitografia. Métodos de consolidação de leitos de pó: SLS e SLM. Deposição assistida por laser. Métodos de impressão e extrusão. Métodos de consolidação de laminados. Seleção de materiais e processos. Aplicações. Aplicações biomédicas e em aeronáutica. Fabrico rápido de moldes. Modelos de negócios centrados na modelação e fabrico digital usando a manufactura aditiva.

Metodologia de avaliação

Os objectivos de aprendizagem serão avaliados por meio de um projecto em equipa, um protótipo físico e um laboratório. A avaliação terá as seguintes componentes: Laboratório sobre estruturas celulares: 25% Projecto Final: 75% Os estudantes deverão ter uma nota positiva no projecto final para ter avaliação positiva na UC.

Pré-requisitos

Conhecimentos da língua inglesa.

Componente Laboratorial

Laboratório de estruturas celulares: ensaio de flexão de provetes de igual peso e diferentes enchimentos. O projecto final envolve a impressão 3D de um protótipo.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA.

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas) Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.) Competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, etc.) Estas competências serão avaliadas nas apresentações dos trabalhos em 20%

Bibliografia

Principal

"Additive Manufacturing Technologies"

Gibson, Ian, Rosen, David, Stucker, Brent

2015

Springer.