Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais em Engenharia > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Materiais Naturais

MEMat 2021 > MEMat 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Materiais Naturais

Nível

A avaliação será efectuada por: - exame final: 60% - trabalhos práticos (relatórios e discussão): 40% Para aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalhos e exame) poderá ser inferior a 10 valores (numa escala 0 - 20).

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Nesta unidade curricular serão abordados os materiais lenhocelulósicos e as rochas. Será estudada a sua constituição química e estrutural e estabelecidas as relações com as propriedades e as tecnologias de processamento destes materiais. O aluno deverá adquirir conhecimentos sobre a estrutura, propriedades e aplicações dos materiais naturais tais como rochas, madeiras, cortiça e papel. O aluno deverá identificar o processamento destes materiais no sentido de contribuir para o desenvolvimento de novos produtos.

Programa

Material natural: definição e exemplos (madeira e cortiça, peles, osso, fibras naturais (algodão, seda, lã), rochas). Materiais lenhocelulósicos. Exemplos; propriedades; importância económica. Materiais celulares: cortiça: formação; composição; estrutura; defeitos; propriedades; processamento e utilizações. Madeira: formação; composição; estrutura; defeitos; propriedades; degradação e preservação; processamento e utilizações; papel. Outros materiais lenhocelulósicos. Rochas. Tipos e estrutura; denominações técnicas e comerciais; aplicações e impacto económico. Propriedades físicas, mecânicas e métodos de ensaio. Pedra Natural e Dimensional: processamento; produtos e aplicações; características que afectam a aplicação; alterabilidade; degradação; proteção e conservação. Novos materiais e produtos de pedra natural: design e selecção; reforço e dimensionamento; compósitos à base de pedra. Ciclo de Vida: impacte ambiental; conservação, limpeza e restauro; valorização.

Metodologia de avaliação

A avaliação será efectuada por: - exame final: 60% - trabalhos práticos (relatórios e discussão): 40% Para aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalhos e exame) poderá ser inferior a 10 valores (numa escala 0 - 20).

Pré-requisitos

NA.

Componente Laboratorial

As aulas de laboratório envolverão vários trabalhos experimentais de observação da estrutura microscópica dos materiais e caracterização mecânica (ensaios de compressão, flexão). Os alunos realizarão os trabalhos práticos ao longo do semestre organizados em grupos. A componente de laboratório será avaliada por relatórios escritos.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas); Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser 20%.

Bibliografia

Principal

"Cellular Solids. Structure and Properties" -  Second edition

L.J. Gibson and M.F. Ashby

1997

Cambridge University Press, Cambridge, UK


"Timber: Its Nature and Behaviour" ­- Second Edition

J.M. Dinwoodie

2002

CRC Press, New York


"A Cortiça"

M.A.Fortes, M.E. Rosa e H.Pereira

2004

IST Press, Lisboa


"Practical Rock Mechanics"

Steve Hencher

2015

CRCPress, New York


"Earth Materials Introduction to Mineralogy and Petrology"

Cornelis Klein and Anthony R. Philpotts

2012

Cambridge University Press, Cambridge, UK