Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais em Engenharia > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 1º Ciclo > Ciência de Materiais III

Nível

Os métodos de ensino baseiam- ­se na transferência de conhecimentos por exposição da matéria em aulas teóricas, complementada com a realização de problemas e com alguns trabalhos experimentais. Avaliação: Relatórios das aulas de laboratório. Duas opções: testes ou exame final. Nota mínima de cada teste/exame: 9.5 (numa escala de 20 valores). O exame final poderá ser utilizado para melhoria de nota, podendo haver repescagem de um dos testes

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

1.5 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

Os alunos deverão saber utilizar os conceitos de estrutura e defeitos dos materiais para poder compreender os fenómenos de deformação, fratura, fadiga e fluência à escala microscópica que lhes permite interpretar estes mecanismos do ponto de vista macroscópico. Os alunos deverão ser capazes de realizar os vários tipos de ensaios mecânicos de materiais de acordo com as normas adequadas e de interpretar os resultados obtidos. O aluno deverá ainda adquirir conhecimentos sobre técnicas de ensaio não­destrutivas.

Programa

1. Introdução: tipos de deformação; caracterização mecânica. 2. Elasticidade: aspectos físicos; anelasticidade. 3. Viscoelasticidade. 4. Plasticidade. Mecanismos de endurecimento. Deformação plástica a frio e a quente. Recuperação e recristalização. Deformação em cerâmicos e vidros. Deformação e endurecimento de materiais poliméricos. 5. Fluência: mecanismos; efeitos da tensão e temperatura; mapas de mecanismos de deformação; fractura. 6. Fractura: tipos e modos; teoria de Griffith; fractura linear elástica; tenacidade à fractura; superfícies. 7. Fadiga: tensão cíclica; iniciação e propagação de fissuras; curvas S­N; tensão limite de fadiga; superfícies. 8. Superplasticidade. 9. Normas de ensaio: tração, flexão, fadiga, fluência, dureza. 10. Ensaios não­destrutivos. Classificação. Técnicas de inspeção visual. Emissão acústica. Métodos electromagnéticos: correntes de eddy; inspeção por partículas magnéticas. Líquidos penetrantes. Métodos radiográficos, por ultrassons e vibracionais.

Metodologia de avaliação

Os métodos de ensino baseiam- ­se na transferência de conhecimentos por exposição da matéria em aulas teóricas, complementada com a realização de problemas e com alguns trabalhos experimentais. Avaliação: Relatórios das aulas de laboratório. Duas opções: testes ou exame final. Nota mínima de cada teste/exame: 9.5 (numa escala de 20 valores). O exame final poderá ser utilizado para melhoria de nota, podendo haver repescagem de um dos testes

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Mechanical Behavior of Materials

M. A. Meyers and K. K. Chawla

2009

Cambridge University Press


Mechanical Behavior of Materials

T. Courtney

2005

2nd ed. Long Grove, IL: Waveland Press Inc


Characterization of Materials

----

2005

Editor: Elton N. Kaufmann - Wiley


Introduction to Nondestructive Testing: A Training Guide

----

2005

2nd Edition: Paul E. Mix - Wiley


Mechanical Metallurgy

G. E. Dieter

1986

3rd ed., McGraw­Hill Book Co., New York