Biblioteca

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do Dep. de Engª Mecânica (BDEM)  surgiu em 1984 pelo facto de se ter sentido necessidade de reunir um espaço comum o espólio bibliográfico existente em vários Centros de Investigação, bem como por se ter constatado uma grande lacuna relativa ao apoio bibliográfico a prestar aos alunos do MEMec. É uma biblioteca de livre acesso, especializada em áreas científicas cujo o interesse se estende para além do DEM. 
No âmbito das suas atribuições, compete-lhe assegurar o fornecimento de informação à comunidade académica, como serviço de apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. Os seus serviços estão direcionados para alunos, docentes e investigadores quer internos, quer externos.
A BDEM é composta por  4 salas, por onde se distribuem 35 lugares de leitura e  mais uma sala onde se encontra o balcão de atendimento.  
 O seu fundo bibliográfico é composto por 14 710 monografias, onde se incluem livros, trabalhos académicos, normas, catálogos e relatórios técnicos e cerca de 784 títulos de periódicos, dos quais 661 estão atualmente localizados nas suas instalações.

SERVIÇOS

Leitura presencial
Empréstimo domiciliário (consultar Regulamento)
Empréstimo inter-bibliotecas
Fotocópias self-service
Acesso a recursos eletrónicos e à Internet (2 postos de pesquisa)
Apoio ao utilizador

 

Regulamento da Biblioteca

Acesso

O acesso à Biblioteca do DEM é livre, embora se salvaguarde a necessidade de apresentação de documento identificativo sempre que os funcionários assim o entenderem.

Os utentes da Biblioteca deverão deixar na receção as malas, pastas ou sacos, gabardinas e chapéus de chuva mediante a entrega de uma senha.
Não é permitido falar alto, nem utilizar o telemóvel no interior da Biblioteca.

É expressamente proibido fumar, comer e beber.

Consulta

A consulta de todas as obras expostas na Biblioteca é livre e de acesso direto. Nas salas de leitura existem computadores disponíveis para consultar o catálogo bibliográfico.
Qualquer questão ou informação acerca da localização e disponibilização das obras pode ser obtida junto dos funcionários.
Uma vez terminada a consulta, as obras devem ser deixadas em cima da mesa, para posterior arrumação pelos funcionários.
Requisições

Na sua grande maioria, os livros podem ser requisitados para empréstimo domiciliário, por utilizadores internos cujo registo conste no sistema informático da biblioteca (estes dados, atualizados anualmente, são provenientes do sistema de informação Fénix).
São documentos de consulta local os periódicos, trabalhos académicos, obras de referência (dicionários, enciclopédias,…) e determinados livros identificados com uma tira vermelha sobre a etiqueta da cota.
Empréstimos

O empréstimo domiciliário efetua-se de acordo com as normas vigentes na BIST (Bibliotecas do IST) e varia consoante as características do utilizador:

  • Docentes e Investigadores – 15 livros durante 30 dias
  • Alunos do 3º Ciclo – 5 livros durante 30 dias
  • Alunos do 1 º e 2º Ciclo – 3 livros durante 7 dias
  • Funcionários não docentes – 5 livros durante 7 dias

É permitida a renovação do prazo de empréstimo do livro até ao máximo de duas vezes, desde que não existam outros utilizadores em lista de espera.
O prazo de empréstimo pode ter de ser interrompido nas seguintes situações:

  • Haja reserva feita por outro utilizador;
  • Chamada geral de livros ou necessidade de tratamento documental.

Nestes casos o utilizador deverá entregar o livro dentro dos 8 dias imediatos ao pedido de devolução.
Reservas

As reservas podem ser efetuadas localmente ou através de correio eletrónico para o endereço: biblioteca@dem.ist.utl.pt
A reserva será mantido pelo prazo de 3 dias, após ao quais ficará sem efeito.

Prazo de devolução

O não cumprimento do prazo de devolução implica a perda de acesso ao empréstimo domiciliário até à reposição da situação.
Se passado um mês após a data marcada para a devolução a mesma não tiver sido efetuada, a situação será comunicada superiormente dando lugar a um procedimento disciplinar.

Perda ou danificação da obra

A perda ou danificação da obra requisitada implica a sua reposição ou a entrega do valor monetário necessário para a sua substituição.


Localização

Instituto Superior Técnico
Pavilhão de Mecânica I, 3º Piso
Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa
Contactos
Tel: + 351 21 8417266/8417942
Ext. 1266/1972 (para utilização interna)
e-mail: biblioteca@dem.ist.utl.pt
Horário
2ª a 6ª feira - 9:30 h – 18:00 h
Nota: Durante o mês de Agosto funciona com horário reduzido

Attachments