BDEM

Biblioteca de Engenharia Mecânica




Apresentação

A Biblioteca do Departamento de Engª Mecânica (BDEM)  surgiu em 1984 pelo facto de se ter sentido necessidade de reunir um espaço comum o espólio bibliográfico existente em vários Centros de Investigação. É uma biblioteca de livre acesso, especializada em áreas científicas transversais a vários ramos do conhecimento.


Tem como missão gerir, organizar, preservar e disponibilizar os seus recursos bibliográficos. No âmbito das suas atribuições, compete-lhe assegurar o fornecimento de informação à comunidade académica, como serviço de apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. Os seus serviços estão preferencialmente direcionados para alunos, docentes e investigadores quer internos, quer externos.

A biblioteca está localizada junto a uma sala de estudo e é composta por 4 salas, por onde se distribuem 35 lugares de leitura presencial, para além da sala de entrada onde se encontra o balção de atendimento.

 

Localização:

Instituto Superior Técnico
Pavilhão de Mecânica I, 3º Piso
Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa

Tel: + 351 21 8417266/8417942
Ext. 1266/1942 (para utilização interna)
e-mail: biblio.dem@tecnico.ulisboa.pt


Horário: 2ª a 6ª feira das 9:30 h às 17:00 h

Nota: Durante o mês de Agosto funciona com horário reduzido


Coleção

 O seu fundo bibliográfico é composto por cerca de 16 000 títulos, onde se incluem livros, obras de referência, trabalhos académicos, normas, catálogos e relatórios técnicos e cerca de 784 publicações periódicos, das quais 560 estão atualmente localizadas nas suas instalações.

Para pesquisa de referências bibliográficas e informação acerca da respetiva localização e  disponibilidade deve-se consultar o catálogo online da BIST -  KOHA (http://bibliotecas.utl.pt/ )

Para informação acerca da publicações periódicas existentes consultar a seguinte listagem. (PDF em anexo)

 

Serviços

  • Leitura presencial
  • Empréstimo domiciliário
  • Renovações
  • Reservas
  • Empréstimo inter-bibliotecas
  • Fotocópias self-service / Digitalização
  • Acesso a recursos informativos eletrónicos
  • Serviço de referência / Apoio ao utilizador

 

Acesso

O acesso à Biblioteca do DEM é livre, embora se salvaguarde a necessidade de apresentação de documento identificativo sempre que os funcionários assim o entenderem.

Os utentes da Biblioteca deverão deixar na receção as malas, pastas ou sacos mediante a entrega de uma senha. 

Não é permitido falar alto, nem utilizar o telemóvel no interior da Biblioteca.

É expressamente proibido fumar, comer e beber nas salas de leitura.

 

Consulta

A consulta de todas as obras expostas na Biblioteca é livre e de acesso direto.

Qualquer questão ou informação acerca da localização e disponibilização das obras pode ser obtida junto dos funcionários. 

Uma vez terminada a consulta, as obras devem ser deixadas em cima da mesa, para posterior arrumação pelos funcionários. 


Empréstimos

Na sua grande maioria, os livros podem ser requisitados para empréstimo domiciliário, por utilizadores internos cujo registo conste no sistema informático da biblioteca (estes dados são provenientes do sistema de informação Fénix). 

São documentos de consulta local os periódicos, trabalhos académicos, obras de referência (dicionários, enciclopédias,…) e determinados livros identificados com uma tira vermelha sobre a etiqueta da cota.

O empréstimo domiciliário efetua-se de acordo com as normas vigentes na BIST (Bibliotecas do IST) e varia consoante as características do utilizador:

  • Docentes e Investigadores – 15 livros durante 30 dias
  • Alunos do 3º Ciclo – 5 livros durante 30 dias
  • Alunos do 1 º e 2º Ciclo – 3 livros durante 7 dias
  • Funcionários não docentes – 5 livros durante 7 dias


Renovações

É  permitida a renovação do prazo de empréstimo do livro até ao máximo de duas vezes, desde que não existam outros utilizadores em lista de espera.

As renovações podem ser solicitados da seguinte forma:


Reservas

Os pedidos de reservas podem ser efetuados da seguinte forma:

A reserva será mantido pelo prazo de 3 dias, após ao quais ficará sem efeito.

 

Devolução de livros

A devolução das obras à biblioteca deve ser efetuada na data indicada no ato do empréstimo de modo a evitar períodos de atraso no acesso à mesma por outros utilizadores.

O não cumprimento do prazo de devolução implica a perda de acesso ao empréstimo domiciliário em todas a s bibliotecas do IST até à reposição da situação. 

A perda ou danificação da obra requisitada implica a sua reposição ou a entrega do valor monetário necessário para a sua substituição.

Attachments