Ver Post

INESC-ID/Technical University of Lisbon
Rua Alves Redol No 9, 1000-029 Lisboa, Portugal
paulo.ferreira@inesc-id.pt

Relatório da Disciplina: "Plataformas para Aplicações Distribuídas na Internet"

Título da Lição: "Replication - A Systems Approach for Mobile Middleware"

Local da Prova: Sala 4.41 do Edifício de Engenharia Civil do IST

Data: 24/11/2009 e 25/11/2009 às 10.30H

Biografia

Paulo Ferreira é doutorado pela Université Pierre et Marie Curie (1996) em Informática e fez o mestrado (1992) e a licenciatura (1988) no Instituto Superior Técnico  (Universidade Técnica de Lisboa) em Engenharia Electrotécnica.

Actualmente, é Professor Associado no IST no Departamento de Engenharia Informática tendo leccionado disciplinas da área científica de Arquitectura e Sistemas Operativos, ao nível da graduação e da pós-graduação, das quais se destacam  Computação Móvel, Plataformas para  Aplicações Distribuídas na Internet, Sistemas Operativos, Computação em Sistemas Distribuídos.

Desde Março de 2007, é Pró-Reitor na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) tendo a seu cargo a análise e a avaliação dos sistemas de informação e comunicação existentes. Nesta actividade destaca-se a coordenação do projecto VoIP, a melhoria do sistema informático dos serviços académicos da Reitoria assim como da infra‐estrutura de comunicações entre as várias escolas da UTL.

Lidera o Grupo de Sistemas Distribuídos no INESC-ID no qual desenvolve o seu trabalho de investigação na área científica de sistemas distribuídos, com ênfase no middleware, computação móvel e sistemas operativos. Publicou, como autor e co-autor, cerca de 80 artigos em revistas e conferências internacionais, 8 capítulos de livros, um livro de índole pedagógica, serve em várias comissões de programa, liderou mais de 10 projectos de investigação, foi um dos fundadores e board officer do EuroSyS (ACM - European Chapter of the Special Interest Group on Operating Systems) sendo actualmente membro do Steering Committee, é membro do SIGOPS, ACM, IEEE e IEEE Computer Society.

Sumário da Lição: "Replication - A Systems Approach for Mobile Middleware"

There is a clear need for data sharing and collaboration support in a large number of computer applications in different domains. In this lecture, we are mainly motivated by applications that support data sharing by people using mobile devices (e.g. laptops). For example, a group of people outside their offices such as in the hotel lobby, while at the airport, in a train, in a building construction site, in the assembly line of a factory, etc.

A very interesting and relevant solution to support the above mentioned usage scenarios is replication; this is a well-known technique for improving data availability and application performance as it allows to collocate data and code. Thus, data availability is ensured because, even in presence of network failures, data remains locally available; in addition, application performance is potentially better (when compared to a remote invocation approach) as all accesses to data are local.

There are several relevant difficulties that must be solved at the (mobile) middleware level to take full advantage of replication. In this lecture we address the following: i) replica management, ii) memory management, and iii) adaptability. We present an archetypical architecture for mobile middleware that is used along this lecture, the mechanisms supporting how and which data is replicated (both for the object and file models), the solution for the garbage collection of replicas, and the policies allowing applications to control objects replication.