Ver Post

Lourenço Fernandes homenageado a título póstumo

2 Outubro 2009, 15:23 - Rui Filipe Fernandes Prada

Prémios "Personalidade da Sociedade da Informação" e Homenagem a "Uma Vida" em 2009

Vasco Trigo galardoado com Prémio da Sociedade de Informação e Lourenço Fernandes homenageado a título póstumo.

Lisboa, 18 de Setembro de 2009 - A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação - tem o prazer de anunciar os galardoados com os Prémios "Personalidade da Sociedade de Informação" e Homenagem a "Uma Vida" em 2009.

Vasco Trigo, Jornalista da RTP, foi galardoado com o Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do Ano 2009 pelo contributo para o desenvolvimento e divulgação da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal.

Lourenço Fernandes, homenageado a título póstumo, era Professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, foi Director do INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e do FUNDETEC. Esteve envolvido na criação do Taguspark, Parque da Ciência e Tecnologia, de que fez parte da Administração desde a sua criação. Foi Director do Organismo Nacional de Informática (ONI), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, desde Agosto de 1997, e foi Presidente do Conselho Directivo do IIES desde a sua criação até 30 de Setembro de 2001, onde desempenhou um papel activo e decisivo na reestruturação, quer tecnológica quer de organização do Sistema de Segurança Social.

A selecção foi efectuada por um Júri, formado por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade, com a seguinte composição:

-    J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu
-    Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa
-    Francisco Murteira Nabo, Presidente da GALP
-    Gustavo Cardoso, Professor Universitário
-    João Taron de Oliveira, Director-Geral da Oracle Portugal
-    José Galamba, Presidente da Accenture
-    Luís Magalhães, Presidente da UMIC
-    Francisco Godinho, Professor na UTAD, Prémio Personalidade do Ano 2003
-    João Picoito, Presidente da Nokia Siemens Networks, Prémio Personalidade do Ano 2004
-    António Dias de Figueiredo, Professor na Universidade de Coimbra, Prémio Personalidade do Ano 2005
-    José Magalhães, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Prémio Personalidade do Ano 2006
-    José Tribolet, Professor no IST, Prémio Personalidade do Ano 2007
-    João Tiago Silveira, Secretário de Estado da Justiça, Prémio Personalidade do ano 2008

Com estas distinções, que contam com o patrocínio da Oracle e da Accenture e com o apoio do semanário Expresso, a APDSI pretende realçar a acção daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objectivos da Associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Estes prémios deverão ser entregues durante o mês de Novembro, em data e local a designar, contando novamente com o patrocínio da Oracle, Accenture e o apoio do Jornal Expresso.

Sobre a APDSI
Criada em 2001, a APDSI tem por objectivo a promoção e o desenvolvimento da Sociedade da Informação e Conhecimento em Portugal, reunindo com este interesse comum indivíduos e empresas. Na linha destes propósitos a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação tem vindo a desenvolver diversas actividades, onde se destacam uma série de estudos realizados por grupos de trabalho multidisciplinares sobre os vários temas da actualidade na Sociedade da Informação, nomeadamente Administração Pública, Aprendizagem, Justiça, Saúde, Educação, Comércio e Negócio Electrónicos. Em todos estes trabalhos a APDSI procura identificar as tendências de evolução e também as interacções entre as tecnologias e outras dimensões sociais e económicas, contribuindo com uma visão mais aberta para a discussão e eficaz implementação destes conceitos na Sociedade Portuguesa. A APDSI tem o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.

Para mais informações contacte:

APDSI
Associação para a Promoção e Desenvolvimento