Ver Post

26 Dezembro 2017, 16:43 - Rui Orlando Magalhães Ribeiro

Dois alunos da LEIC ganharam o best demo award da Conferência international da IFIP em Internet sustentável e TICs para a sustentabilidade (SustainIT’2017). Nesta conferência, patrocinada pela IFIP e pela IEEE Computer Society, são apresentados trabalhos de investigação relacionados com o papel das tecnologias informáticas e da Internet para o desenvolvimento sustentável.

O trabalho apresentado por Diogo Redin e Diogo Vilela (dois alunos do 2º ano da LEIC - Tagus) resultou de um estágio de investigação no Madeira-ITI durante o Verão. O trabalho designado "ViTFlow: a platform to visualize tourists flows in a rich interactive map-based interface”, utiliza técnicas de visualização SVGe primitivas da D3.js framework que permite transformar as coordenadas geográficas do geoJSON para permitir visualizar fluxos de turistas e de transportes (avião, cruzeiros) na Ilha da Madeira. É possível explorar a visualização em vitflow.m-iti.org. Este projecto tem por objectivo aumentar a consciência ecológica sobre fenómenos como o Turismo que são simultaneamente determinantes para a economia de regiões como a Madeira mas representam um impacto para o desenvolvimento sustentável dos ecosistemas.

A SustainIT’2017 (sustainit2017.m-iti.org) foi organizada pelo Madeira-ITI no Funchal de 6 a 7 de Dezembro e contou com cerca de 50 participantes de mais de 15 nacionalidades. Foram oradores convidados a Professora Carla P-. Gomes de Cornell e o Professor António Câmara da UNL e do YDreams group.