Ver Post

Bolsa de Investigação no LNEC

17 Janeiro 2008, 16:24 - Rui Filipe Fernandes Prada

Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL


BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

ou

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (BIC)

na área de

Sistemas de Informação

Computação Paralela em ambiente GRID



A actividade do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil abrange toda a fase líquida do ciclo hidrológico, destacando-se o estudo dos recursos hídricos (águas superficiais e subterrâneas, estuários e lagunas) com recurso à modelação matemática. A qualidade e a dimensão dos estudos apoiados por modelação matemática no domínio da Hidráulica são frequentemente dependentes da capacidade computacional disponível. Limitações de CPU são frequentes em várias áreas de actividade no DHA, conduzindo por vezes ao recurso a simplificações dos processos a serem resolvidos nos modelos matemáticos e/ou a discretizações espaciais e temporais grosseiras. A computação paralela que tem surgido em todo o mundo como uma resposta adequada para resolver estas limitações, está também a ser usada no DHA, tirando partido do novo cluster MEDUSA e da sua integração com a Rede Nacional de Computação Avançada.

Com vista a apoiar a investigação em curso, em particular em estudos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o LNEC pretende contratar Bolseiros de Investigação ou Bolseiros de Iniciação Científica ( http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios//formacao/ambitoprojectos/ ), que participarão em estudos de investigação e de desenvolvimento tecnológico, bem como em trabalhos no âmbito de outras actividades científicas e técnicas, visando, principalmente, a Computação GRID, em particular, a Paralelização de modelos de simulação numéricos e a sua integração através de uma aplicação web.

Os candidatos deverão mostrar aptidão para funcionar em grupo multidisciplinar e ter sólidos conhecimentos de linguagens de programação, nomeadamente C, C ++, Java e Fortran. Dá-se preferência a quem tiver conhecimentos nas áreas dos Sistemas Paralelos e Distribuídos.

Os interessados deverão contactar:

Maria Alzira Santos

Núcleo de Tecnologias de Informação em Hidráulica e Ambiente

e-mail: masantos@lnec.pt

Tel: 21 844 3607.