Publicações Pedagógicas

 

Intelligent Big Multimedia Databases
Andreas Wichert
World Scientific, 2015 

As bases de dados multimédia inteligentes lidam com um número crescente de importantes aplicações comerciais tais como meios de comunicação, sistemas de vigilância e sistemas médicos. O livro apresenta técnicas e algoritmos essenciais e relevantes para o desenvolvimento e implementação de sistemas de bases de dados extensos. O tradicional modelo relacional de bases de dados é baseado em álgebra relacional, ou seja é uma ramificação da lógica de primeira ordem e de conjuntos algébricos. O simples modelo relacional não é suficientemente poderoso para lidar com dados multimédia. Por esta razão, as bases de dados multimédia são categorizadas em diversas áreas principais. Cada uma destas áreas são tão extensas que necessitariam do conhecimento de diversos conceitos matemáticos chave para o estudo e compreensão de diferentes campos, como por exemplo recuperação de informação, processamento de imagens digitais, extração de descritores, fractais, aprendizagem automática, redes neuronais e indexação de elevada dimensionalidade. Este livro unifica todos esses conceitos essenciais e algoritmos recentes num único e abrangente volume.

URL: http://www.worldscientific.com/worldscibooks/10.1142/9665

 

Lógica e Raciocínio
João Pavão Martins
College Publications, 2014 

O objetivo do livro é a apresentação dos principais conceitos e metodologias associados à Lógica para estudantes universitários de Informática. Introduz as noções de proposição e de argumento e carateriza os seus possíveis valores, veracidade e falsidade e validade e invalidade, respetivamente. Apresenta os dois componentes de uma lógica, o sistema dedutivo e o sistema semântico, definindo as relações entre eles, e introduzindo os conceitos de correção e completude. Apresenta a lógica proposicional e a lógica de primeira ordem. Em relação a cada uma destas lógicas, discute a lógica sob dois aspetos distintos. Por um lado, apresenta os conceitos lógicos sob o ponto de vista tradicional, usando o sistema de dedução natural, de modo a fornecer bases sólidas para a compreensão dos princípios e da metodologia da Lógica. Por outro lado, apresenta as técnicas desenvolvidas para permitir que um computador possa utilizar raciocínio de uma forma automática, nomeadamente recorrendo à resolução, diagramas de decisão Binários, e algoritmos de SAT. Apresenta a programação em lógica, baseada na resolução SLD e aborda o PROLOG, uma linguagem de programação baseada em lógica.

URL: http://www.collegepublications.co.uk/clc/?00006

Capa do livro DDJ

Design e Desenvolvimento de Jogos
Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada
FCA, 2014

Os videojogos são um fenómeno em contínuo crescimento e a sua conceção é uma atividade muito séria. Neste livro irá encontrar tudo o que necessita para entrar no mundo do design e desenvolvimento de videojogos. Principais temas abordados no livro: importância da indústria e cultura dos videojogos; atividade de jogar e jogo; experiência de jogo e modelos de jogador; jogabilidade e elementos constituintes; teoria de jogos e balanceamento; desenvolvimento, indústria e empreendedorismo.

URL: http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-762-4 

Capa ESI

Enterprise Systems Integration: A Process-Oriented Approach
Diogo R. Ferreira
Springer, 2013 

Este livro oferece uma visão abrangente e aprofundada de uma série de tecnologias de integração, incluindo os sistemas de comunicação assíncrona através de filas de mensagens, os adaptadores de dados e de aplicações com base em XML e Web Services, os princípios associados às arquiteturas orientadas a serviços (SOA), e a composição e orquestração de serviços. A apresentação dos conceitos é acompanhada por um conjunto de exemplos ilustrativos utilizando tecnologias actuais, o que permite compreender a ligação entre uma infra-estrutura aplicacional integrada e os processos de negócio numa organização.

URL: http://www.springer.com/computer/database+management+%26+information+retrieval/book/978-3-642-40795-6

Capa ESI

The Next Frontier: Managing Data Confidentiality and Integrity in the CloudFrancisco Rocha, Salvado Abreu, Miguel Correia
IEEE Computer Society Press, 2013

Muitas empresas estão a adotar os benefícios da computação em nuvem por causa do seu modelo de custos pay-per-use e da elasticidade de recursos que oferece. No entanto, do ponto de vista da confidencialidade e integridade dos dados mover os sistemas de TI de uma empresa para uma nuvem pública coloca alguns desafios. A protecção do sistema é muitas vezes baseada em segurança de perímetro, mas na nuvem os sistemas da empresa são executados em hardware do fornecedor de nuvem e coexistem com software tanto do fornecedor como de outros consumidores do serviços. Esta ReadyNote aborda a ameaça de insiders maliciosos no contexto de nuvens IaaS, ou seja, nuvens onde os consumidores podem executar máquinas virtuais. O texto é complementar a várias orientações e relatórios sobre segurança na nuvem  publicados por organizações como o National Institute of Standards and Technology (NIST), a European Network and Information Security Agency (ENISA), e a Cloud Security Alliance.

URL: http://webstore.computer.org/The-Next-Frontier-Confidentiality-Integrity/dp/B00CKURSVC

Capa Quantum AI

Principles of Quantum Artificial Intelligence
Andreas Wichert
World Scientific, 2013

Este livro introduz o tópico de computação quântica e as suas aplicações no domínio da Inteligência Artificial. As frameworks de resolução de problemas e de representação de conhecimento são realçadas. Dois princípios quânticos, baseados na Teoria da Informação, são abordados: a Transformada de Fourier Quântica e o algoritmo de procura de Grover. É ainda indicado como  estes dois princípios podem ser aplicados na resolução de problemas. Por último, é apresentado o modelo geral de um computador quântico baseado em Sistemas de Produção.

URL: http://www.worldscientific.com/worldscibooks/10.1142/8980

Segurança no Software
Miguel Pupo Correia e Paulo Jorge Sousa
FCA, 2010

O principal objectivo deste livro consiste em responder à questão sobre como desenvolver software seguro. No entanto, o seu âmbito é mais lato,já que trata a segurança de software, um tema que inclui outros aspectos como a auditoria de software e a protecção de software em produção. O livro aborda este tema em quatro partes. A primeira apresenta uma panorâmica sobre a segurança de software, introduzindo conceitos básicos, princípios de projecto e os mecanismos de protecção dos sistemas operativos convencionais. A segunda parte apresenta as principais classes de vulnerabilidades actuais, bem como aquilo que o programador deve fazer para não as criar quando desenvolve software. A terceira parte aborda o problema de uma perspectiva diferente: apresenta um conjunto de técnicas e ferramentas que podem ser usadas para tornar mais seguro o software que já existe e que pode ter grande dimensão. A quarta parte apresenta um conjunto de tópicos avançados, ou seja, de técnicas que poderão, num futuro próximo, ser usadas para melhorar a segurança de software. O livro foi escrito tendo em vista dois tipos de leitores. Por um lado, pretende servir de manual para disciplinas de segurança de software a nível universitário: licenciatura e pós-graduação. Por outro lado, destina-se ao profissional da informática interessado em desenvolver software seguro, ou em auditar ou proteger software já existente.

URL: http://segurancanosoftware.blogspot.pt

Introdução ao Design de Interfaces
Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves
FCA, 2012

As Interfaces Pessoa-Máquina são a face visível de qualquer sistema, seja ele o mais avançado avião, um telemóvel, uma consola de jogos, painéis interativos, uma página Web ou um micro-ondas. Em função da usabilidade oferecida por estas interfaces assim o produto pode ser um sucesso ou um fracasso. Sistemas fáceis de aprender e rápidos de usar, que produzem o resultado esperado, são uma garantia para o bom desempenho dos utilizadores. Este livro, escrito por conceituados professores universitários, aborda os vários passos do design das interfaces utilizador, incluindo um conjunto de princípios, práticas e técnicas que podem ser usadas com sucesso em qualquer aplicação interativa. Com múltiplos exemplos práticos, esta obra apresenta as bases e os conceitos que permitem compreender e aplicar as várias fases do desenvolvimento iterativo de uma interface utilizador. Ao relacionar os princípios teóricos do processamento humano da informação com situações práticas e concretas, este livro constitui não só uma base de referência teórica para conteúdos universitários relacionados com a área de Interfaces Pessoa-Máquina, mas também um guia prático para profissionais interessados em melhorar a usabilidade dos seus produtos interativos.

URL: https://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-738-9

Reliable and Secure Distributed Programming, 2ª Edição
Christian Cachin / Rachid Guerraoui / Luís Rodrigues
Springer, 2010

Este livro oferece uma introdução às abstracções necessárias para programar sistemas distribuídos e apresenta os algoritmos fundamentais para concretizar estas abstracções em diferentes ambientes de execução. São abordados problemas fundamentais da computação distribuída, os algoritmos usados para resolver estes problemas e dados exemplos de como estes métodos são usados para construir aplicações distribuídas. O tema central deste livro é a necessidade de tolerar a incerteza que um adversário pode introduzir na operação de um sistema distribuído, incerteza esta que pode resultar de simples atrasos na troca de mensagens, de falhas involuntárias, ou mesmo de ataques maliciosos.

URL:  http://www.springer.com/computer/theoretical+computer+science/book/978-3-642-15259-7

Sistemas Operativos
José Alves Marques / Paulo Ferreira / Carlos Ribeiro / Luís Veiga / Rodrigo Rodrigues
FCA, 2009

Este livro aborda o funcionamento dos sistemas operativos apresentando duas visões complementares: o modelo computacional do sistema operativo que permite aos programadores o desenvolvimento das aplicações e as soluções arquitecturais encontradas para cada um dos subsistemas que compõem o sistema operativo. No livro são detalhados estes dois aspectos dos principais módulos: Gestão de processos e tarefas; Sincronização entre processos ou tarefas; Algoritmos e mecanismos de gestão de memória; Armazenamento de informação persistente; Comunicação entre processos; Mecanismos e estruturas de gestão dos periféricos; Arquitecturas e mecanismos de segurança. Para cada um dos temas abordados no livro é apresentada a sua materialização em dois casos de estudo correspondentes aos sistemas operativos mais utilizados actualmente, o Unix, Linux e o Windows.

URL : http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-575-0

IT Governance - A Gestão da Informática
Miguel Mira da Silva / José Sequeira Martins
FCA, 2008

Numa altura em que quase todos os gestores de topo exigem maiores benefícios dos investimentos realizados em Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente tendo em conta o custo cada vez maior que acarretam, este livro vem explicar como devem os "informáticos" usar as tecnologias, a gestão e as pessoas para criar mais valor para as organizações.

O objectivo deste livro é dar a conhecer de forma resumida os temas principais da Gestão da Informática, apresentando exemplos práticos e casos de estudo reais, a maioria baseados na experiência profissional dos próprios autores.

URL: http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_lidel_showbv1.cgi/?st=0&isbn=978-972-722-425-8

 

UML, Metodologias e Ferramentas CASE - Volume 2, 2ª Edição
Alberto Rodrigues da Silva, Carlos Videira
Centro Atlântico Editora, Março 2008

Devido à evolução que se assistiu nos últimos anos, designadamente ao nível das metodologias de desenvolvimento de sistemas de informação e das ferramentas CASE que suportam em particular a modelação em UML, os capítulos que compõem este Volume 2 foram significativamente revistos e expandidos relativamente à 1ª edição do livro. Este livro, Volume 2, complementa o respectivo Volume 1, e encontra-se estruturado em duas partes: Metodologias e Ferramentas CASE.

URL: http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/uml2-vol2.php3

Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores
Guilherme Arroz, José Monteiro, Arlindo Oliveira
IST Press, Janeiro de 2007

Este livro foi desenvolvido com o objectivo de apoiar o ensino de disciplinas introdutórias, ao nível do ensino superior, nas áreas dos sistemas digitais e das arquitecturas de computadores. Além do livro, são disponibilizados um conjunto de materiais de apoio, que incluem um assembler e um simulador para o processador pedagógico P3, descrito no livro, para o qual existe também uma implementação em hardware.

URL: http://istpress.ist.utl.pt/larquitecturacomp.htm

 

Introduction to Reliable Distributed Programming
Rachid Guerraoui, Luís Rodrigues
Springer, 2006

Um programa informático moderno é executado por diversos processos. O principal desafio que se coloca no desenvolvimento de programas distribuídos é suportar a cooperação entre processos mesmo nos casos em que alguns destes processos podem falhar. Este livro faz uma introdução às abstracções fundamentais para a construção de programas distribuídos fiáveis assim como aos algoritmos necessários para materializar estas abstracções. O livro inclui um conjunto de exemplos executáveis (programados usando a linguagem Java). Estes exemplos podem ser usados pelo leitor para exercitar a aplicação prática das abstracções descritas no livro.

URL: http://www.springer.com/3-540-28845-7

 

Arquitectura de Computadores
José Delgado, Carlos Ribeiro
FCA, 2006

A melhor forma de optimizar o aproveitamento das capacidades de um computador é compreender os princípios básicos do seu funcionamento. Este livro descreve as técnicas subjacentes às várias arquitecturas de computador, desde os pequenos microcontroladores até aos grandes servidores, passando pelos computadores pessoais (PC). O utilizador ficará a perceber, por exemplo, porque é que duplicar a frequência de relógio de um processador não reduz para metade o tempo de execução dos programas e porque é que às vezes o computador parece parar, com a luz de acesso ao disco activa. O gestor de sistemas informáticos ficará com uma noção mais concreta do impacto da arquitectura dos seus servidores no desempenho dos programas e de quais são os pontos de estrangulamento no desempenho do sistema.

URL: http://grupos.ist.utl.pt/livro-ac/

UML, Metodologias e Ferramentas CASE - 2ª Edição
Alberto Rodrigues da Silva, Carlos Videira
Centro Atlântico Editora, Maio de 2005

O livro "UML, Metodologias e Ferramentas CASE" aborda tópicos importantes para a generalidade dos intervenientes nas actividades enquadradas na engenharia de software, designadamente as problemáticas (1) das linguagens de modelação de software, (2) do processo e das metodologias de desenvolvimento de software, e (3) das ferramentas CASE de suporte à modelação e ao próprio desenvolvimento. Pretende dar uma panorâmica abrangente sobre estes três aspectos de forma integrada e coerente. Embora o foco do livro seja nas fases de concepção de sistemas de software, discute o seu enquadramento de modo mais lato em áreas como o planeamento estratégico de sistemas de informação; as arquitecturas de sistemas de informação; ou mesmo a engenharia de software.
O livro explica a necessidade da modelação no desenvolvimento de software, o que é o UML (Unified Modeling Language), como aplicar o UML no contexto mais abrangente das metodologias e processos de desenvolvimento, e como usar ferramentas CASE de forma a maximizar e automatizar algumas das tarefas relacionadas com a modelação, por exemplo, produção e gestão de documentação, geração de código, geração de esquemas de dados, reverse engineering, round-trip engineering, mecanismos de extensão, etc.

URL: http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/uml2-vol1.php3

 

Programação em Scheme: Introdução à Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas
João Pavão Martins, Maria dos Remédios Cravo
IST Press, 2004

Este livro corresponde à matéria ensinada na cadeira semestral de Fundamentos de Programação no Instituto Superior Técnico. A matéria apresentada foi influenciada pelas diversas propostas internacionais relativas ao conteúdo de uma cadeira de introdução à programação a nível universitário. A compreensão da programação transcende o conhecimento de técnicas de programação, necessitando de uma compreensão profunda dos conceitos e da natureza da computação. Apresenta a actividade de programação como uma construção de abstracções, tanto de abstracções de procedimentos, como de abstracções de dados. Utiliza a linguagem Scheme como veículo para exprimir os conceitos introduzidos, sendo o seu objectivo a apresentação de conceitos essenciais de programação. Apresenta três paradigmas de programação, a programação funcional, a programação imperativa e a programação com objectos. Publicado originalmente em 2004, teve uma segunda edição em 2007

 

URL: http://istpress.ist.utl.pt/lscheme.htm

 

Comércio Electrónico na Internet - 2ª edição revista e actualizada
Miguel Mira da Silva, Alberto Silva, Artur Romão, Nuno Conde
LIDEL, 2003

Tal como o nome indica, o comércio electrónico na Internet permite que pessoas e organizações realizem transacções comerciais utilizando a Internet. Esta alternativa ao comércio tradicional facilita e promove a troca de informação, produtos e serviços, reduzindo drasticamente os custos e tempos envolvidos. Desta forma, o comércio electrónico na Internet tem revolucionado muitos negócios tradicionais, imposto o encerramento de negócios antigos, promovido a criação de novos negócios, e acelerado a globalização das economias e das sociedades em geral. O objectivo deste livro é apresentar uma visão acessível e abrangente dos principais aspectos envolvidos no comércio electrónico na Internet segundo três perspectivas complementares: tecnologia, economia e legislação. O livro discute também a Internet como espaço crescente de informação (a maioria gratuita) e de comunidades de utilizadores, mas também como infra-estrutura para o aparecimento de novos modelos de comportamento, negócios, expectativas, desafios, oportunidades e ameaças. Esta segunda edição do livro, revista e actualizada, mantém a estrutura inicial da primeira edição mas actualiza significativamente os conceitos, tecnologias, casos de estudo, e legislação aplicável tendo em conta a natural evolução ocorrida nos últimos quatro anos.

URL: http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_livros.cgi/?op=2&isbn=978-972-757-247-2

 

Integração de Sistemas de Informação
Miguel Mira da Silva
FCA, 2003

A Integração de Sistemas de Informação (SI) é um tema incontornável da Engenharia Informática ao qual, infelizmente, não tem sido dada a devida atenção nos cursos de licenciatura e mestrado. No entanto, os profissionais de informática conhecem bem a importância deste tema, que nas empresas é responsável por cerca de metade do orçamento para desenvolvimento de sistemas de informação, e que tem ganho uma grande visibilidade com a popularidade da linguagem XML e dos Web Services. O presente livro é resultado de cinco anos de aquisição de conhecimentos e experiência prática, tendo sido escrito a pensarem todos aqueles que se interessam pelo tema. É adequado às disciplinas de Integração de Sistemas de Informação, quer ao nível de licenciatura quer de mestrado, e serve como material de auto-estudo para profissionais ou estudantes. Os leitores com conhecimentos técnicos avançados não ficarão desiludidos, pois terão oportunidade de encontrar nesta obra discussões e críticas invulgares em livros do género, entre elas, controvérsia em volta das novidades trazidas pelos Web Service se os factores prejudiciais da sua integração nas empresas.

URL: http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_livros.cgi/?op=2&isbn=972-722-391-5

 

Distributed Systems for System Architects
Paulo Veríssimo, Luís Rodrigues
Springer: Advances in Distributed Computing and Middleware Series, 2001

Este livro apresenta uma descrição das principais técnicas que permitem construir sistemas informáticos distribuídos, abordando os iversas facetas do desenvolvimento e gestão deste tipo de sistemas, incluindo a tolerância a faltas, o comportamento previsível no domínio do tempo e a segurança.

URL: http://www.springer.com/east/home/generic/search/results?SGWID=5-40109-22-33313279-0

 

Tecnologia de Sistemas Distribuídos
José Alves Marques, Paulo Guedes
FCA, 1999

Neste livro, explicam-se os elementos fundamentais de um sistema distribuído: as redes de dados, os protocolos de comunicação, a comunicação distribuída, o sistema cliente-servidor, os sistemas de nomes, a segurança, a tolerância a faltas e os sistemas de ficheiros distribuídos. O livro procura ser um texto de nível académico para os estudantes de informática e, simultaneamente, um texto para todos os interessados pelos sistemas computacionais perceberem o funcionamento intrínseco dos actuais sistemas informáticos

URL: http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_livros.cgi/?isbn=972-722-128-9&op=3

 

Agentes de Software na Internet
Alberto Rodrigues da Silva
Centro Atlântico Editora, Março de 1999

A Internet não é apenas um espaço único com um vasto e crescente número de informação e utilizadores. Deve ser vista, antes de mais, como um espaço multifacetado constituído por um número crescente de comunidades de utilizadores, em que cada comunidade apresenta as suas próprias regras, comportamentos e actividades. Cada utilizador pertence, de forma mais ou menos activa, a um número variável mas limitado de comunidades.
Argumenta-se neste livro que estas comunidades electrónicas sejam concebidas segundo o paradigma dos agentes de software e que apresentem características, entre outras, de distribuição, dinamismo, segurança e abertura. Apresentam-se infraestruturas concretas que permitam o suporte, o desenvolvimento e a gestão de aplicações dinâmicas e distribuídas que possam concretizar com vantagem as referidas comunidades, em particular a infraestrutura AgentSpace e o Aglets Workbench.
Analisa-se e discute-se exemplos de aplicações baseadas em agentes existentes no contexto da Internet e perspectiva-se os principais benefícios, expectativas, limitações e desafios que o paradigma/tecnologia dos agentes de software irá suscitar no âmbito das futuras aplicação para a Internet

URL: http://www.centroatlantico.pt/titulos/tecnologias/agentes_de_software.html

 

Introdução à Programação Utilizando o Pascal
João Pavão Martins
McGraw-Hill, 1994

Uma versão revista e expandida da edição inglesa de 1988. Apresenta uma introdução geral à actividade de programação, não apenas uma introdução ao Pascal. Utiliza o Pascal como uma ferramenta para exprimir os conceitos introduzidos, sendo o seu objectivo a apresentação de conceitos essenciais de programação, tais como o desenvolvimento de algoritmos utilizando o método do topo para a base, a utilização de estruturas de informação adequadas, a abstracção procedimental e a abstracção de dados, estratégias para o teste e a depuração de programas, a documentação correcta e o anonimato da representação.

URL: http://www.mcgraw-hill.co.uk/tpr/index.html

Solutions and Transparency Masters for Introduction to Computer Science Using Pascal
Maria dos Remédios Cravo, João Pavão Martins
Belmont, CA: Wadsworth Publishing Co., 1989

Apresenta material de apoio para o ensino com o livro Introduction to Computer Science Using Pascal, nomeadamente, acetatos e soluções para os exercícios.

URL: http://www.wadsworth.com/pubco/pub_shop.html

 

Introduction to Computer Science Using Pascal
João Pavão Martins
Belmont, CA: Wadsworth Publishing Co., 1988

Este livro fornece uma abordagem disciplinada à actividade de programação e, simultaneamente, transmite conceitos genéricos relacionados com linguagens de programação. A linguagem de programação utilizada é o Pascal, embora o seu objectivo não seja o de ensinar Pascal, mas sim o de utilizar o Pascal para ensinar a programar em qualquer linguagem. O livro foi publicado em 1988 nos Estados Unidos e foi adoptado em universidades americanas (entre as quais a Carnegie Mellon University, que o utilizou durante dois anos seguidos), canadianas, australianas e europeias. O livro vendeu cerca de 20.000 exemplares.

URL: http://www.wadsworth.com/pubco/pub_shop.html

Attachments