Ligação à Sociedade

Iniciativas

Apesar de um enorme manancial de informação sobre estes assuntos e de diversos cursos e seminários existentes no mercado não existe uma oferta de um curso de Pós-graduação de elevada qualidade vocacionado para o segmento dos quadros profissionais e que procure dar uma visão abrangente das tecnologias, métodos e tendências da engenharia informática e computadores.

O DEI iniciou em 1999 um curso inovador de Pós-graduação para profissionais que aborde os aspectos mais avançados da tecnologia mas também o impacto das Tecnologias de Informação nas organizações e nos processos de negócio. Este curso de grande sucesso vai agora (em 2009) para a sua 11 ª edição.

Foi também lançado um curso de Liderança Executiva em Sistemas de Informação por forma a estabelecer a ponte entre o engenharia informática e os quadros de topo das organizações do país para fomentar a tomada de consciência para os actuais desafios da informática.

Enquadramento

Nas áreas de forte desenvolvimento tecnológico, a desactualização dos profissionais é muito rápida. As tecnologias associadas à informática e aos computadores são reconhecidamente das que maior evolução sofreram nas três últimas décadas. O seu impacto em termos de organização da sociedade só agora se começa a fazer sentir de forma generalizada, tendo implicações em praticamente todos os domínios do conhecimento. Os quadros superiores das organizações têm consciência da grande importância das Tecnologias de Informação, quer os que directamente se relacionam com a função informática quer os que a planeiam ou administram.