ITIL Foundation Certificate in IT Service Management

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O curso de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ITIL®) pretende transmitir uma visão abrangente do quadro de referência ITIL®, com o objectivo de constituir uma base inicial de conhecimentos sólida para apoiar os profissionais de TI/SI na sua actividade, permitindo aqueles que o desejem progredir no aprofundamento do conhecimento nas várias áreas da Gestão de Serviços.

Este curso utiliza como material de apoio o livro IT Service Management Based on ITIL® 2011 edition que oferece uma introdução detalhada aos processos e funções que compõe a Gestão de Serviços.

O programa está alinhado com o syllabus mais recente do exame de acesso ao ITIL® Foundation Certificate (ITIL 2011).

O curso é organizado em colaboração com a Qualius, entidade formadora acreditada pela APMG International TM e a AXELOS para formação em ITIL.

Objectivos do curso

  • Permite aos participantes compreender como um quadro de referência integrado de processos para a Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação, baseado nas melhores práticas contidas nas orientações do ITIL®, pode ser adoptado e adaptado nas suas organizações.

  • Enquadra o quadro de referência integrado de processos definido no ITIL® no contexto da Governação e Gestão de Tecnologias de Informação nas organizações e de outros referências e standards de boas práticas internacionalmente reconhecidos.

  • Descreve os diferentes processos e funções que constituem o quadro de referência ITIL®, fornecendo orientações práticas sobre o modo de aplicar com sucesso uma Gestão de Serviços TI integrada, baseada no conceito de ciclo de vida de serviço preconizado pela melhor prática ITIL®.

A quem se destina

  • Este curso destina-se a gestores e responsáveis de sistemas de Informação, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de Serviços TI.

  • Interessa ainda a todos quantos na sua prática estão envolvidos na estratégia, concepção, implementação e disponibilização dos Serviços de TI fornecidos na organização, requerendo portanto conhecimento das melhores práticas na Gestão de Serviços.

  • Para todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do quadro de referência ITIL® e atingir níveis de certificação superiores, este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do Foundation Certificate in IT Service Management, pré-requisito para os restantes níveis de certificação.

Pré-Requisitos

  • Não existem pré-requisitos específicos para este curso.

  • O curso é leccionado em português mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês, para aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão transmitidos.

  • Os slides e a bibliografia recomendada para o curso estão escritos em Inglês, e as perguntas do exame de certificação (por escolha múltipla) são em Inglês.

Programa

Os participantes deverão no final do mesmo ter adquirido competências em:

Introdução ao ITIL.

  • Background do ITIL.

A qualidade em serviços de TI.

  • Referenciais e standards de boas práticas.

  • Enquadramento do ITIL.

  • Avaliação de maturidade e capacidade.

A gestão de serviço enquanto prática

  • Conceitos de serviço e gestão de serviço.

  • Definição e distinção entre funções, papéis e processos.

  • Modelo de processos e características dos processos.

  • A gestão de processos e a estrutura organizacional.

O ciclo de vida de um Serviço

  • Conceito de ciclo de vida de um serviço.

  • Estrutura, âmbito, componentes e interfaces no ITIL®.

  • Principais objectivos, âmbito e valor para o negócio das etapas de Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operations e Continual Service Improvement.

Fases do ciclo de vida de serviço

  • Compreensão e descrição dos princípios chave e modelos de gestão de serviço.

  • Descrição dos processos de gestão de serviço, respectivo contributo para o ciclo de vida dos serviços.

  • Descrição dos objectivos de alto nível, âmbito, conceitos básicos, actividades e papéis dos processos no ciclo de vida dos serviços.

  • Abordagem detalhada das actividades, papéis e interfaces dos processos fundamentais:

    • Gestão de Nível de Serviço, 

    • Gestão de Alterações e Gestão de Activos e Configuração,

    • Gestão de Incidentes, Gestão de Pedidos e Gestão de Problemas

Funções

  • Função de Service Desk.

  • Conceitos e relacionamento das funções de:

    • Gestão de Tecnologia,

    • Gestão de Aplicações,

    • Gestão de Operações de TI.

  • Papéis: descrição dos papéis chave na gestão de serviço e conhecer os restantes papéis.

Tecnologia e arquitectura

Esquema de qualificações ITIL®

Exame de treino e revisão

Exame

Organização e recursos a usar

  • Este é um curso presencial, que inclui exposição dos tópicos do programa, realização de exercícios individualmente e em grupo, discussão de casos concretos.

  • A sala deve ter dimensão adequada ao número de formandos, preferencialmente com mesas de fácil reconfiguração.

  • Durante a formação será utilizado um videoprojector e tela de projecção, assim como um quadro branco e flipchart.

  • O manual de formação inclui cópias dos slides usados na exposição, dos exercícios a realizar e material de referência. Será disponibilizado em sala, para consulta, um exemplar do livro de referência utilizado.

Número de participantes

  • Atendendo à dinâmica de grupo o número ideal será de 12 participantes e não deverá exceder os 15.

Duração total

  • A duração total do curso é de 30 horas, preferencialmente divididas em 6 sessões de 5h.

  • O exame de certificação será realizado em sessão específica, em data a acordar, com um intervalo máximo de duas semanas.

  • Esta é organização que a experiência revela mais aconselhável para o atingimento dos objectivos, dada a extensão da matéria a abordar. 

Certificação

  • Certificado de Formação Profissional.

  • Aos candidatos que obtenham aprovação no exame de certificação, será atribuído o ITIL® Foundation Certificate.

  • O exame de certificação, sem consulta, consiste em 40 questões de escolha múltipla, a responder em 60 minutos (para candidatos cuja língua materna não seja o Inglês o tempo é de 75 minutos).

  • A aprovação no exame implica a resposta correcta a 26 das 40 questões (65%).

  • Este certificado é pré-requisito para os restantes níveis do esquema de certificação ITIL® e contribui com 2 créditos para o acesso à certificação em ITIL® Expert in Service Management.

Informação complementar

Informação adicional sobre a qualificação e exame ITIL® Foundation pode ser encontrada em: Axelos - ITIL Foundation Level.

ITIL® is a registered trade mark of AXELOS Limited

IT Infrastructure Library ® is a registered trade mark of AXELOS Limited

AXELOS ® is a registered trade mark of AXELOS Limited

The Swirl logo™ is a trade mark of AXELOS Limited

ITIL® - esquema de qualificação

O que é o ITIL?

O ITIL é o referencial de melhores práticas na gestão de serviços de tecnologias de informação (TI) usado em muitas organizações em todo o mundo.

Com base nas orientações contidas nos livros nucleares do ITIL e o suporte do esquema de certificações e qualificações associado, criou-se um conjunto coerente de princípios ITIL.

Os valores subjacentes ao desenvolvimento do ITIL consistem no reconhecimento da dependência crescente das organizações relativamente às TI, para que consigam atingir os seus objectivos e satisfazer as necessidades dos negócios. Daqui decorre uma exigência crescente dos requisitos de fiabilidade e de qualidade para os serviços de TI que utilizam.

O ITIL oferece os fundamentos para a qualidade da gestão de serviços de TI, através de processos documentados e comprovados que cobrem a totalidade do ciclo de vida dos serviços. Estes processos são de fácil aprendizagem, adaptação e implantação pelas organizações, adequando-os ao seu contexto específico.  

A adopção generalizada das recomendações do ITIL incentivou organizações, comerciais ou não, em todo o mundo, ao desenvolvimento de produtos que facilitam e suportam a sua implantação, baseados numa filosofia ITIL partilhada por todos.

Quer as publicações quer os esquemas de formação e qualificação são actualizados regularmente, em função da evolução das melhores práticas e das alterações no contexto de mercado. Este ciclo regular de conteúdos baseia-se na colaboração entre um conjunto diverso e alargado, internacional, de utilizadores e outras partes interessadas da comunidade global de gestão de serviços de TI.

O que é o esquema de qualificações ITIL?

O objectivo do esquema de qualificações ITIL é assegurar que existem qualificações profissionais relevantes para dar suporte às necessidades de formação dos profissionais e das organizações envolvidas nas práticas de gestão de serviços de TI.

A concepção do esquema de qualificações visa:

  • Oferecer qualificações que sejam valorizadas em função dos objectivos de carreira de cada formando.

  • Permitir flexibilidade na forma como essas qualificações são obtidas.

  • Responder à evolução das necessidades do mercado.

  • Permitir uma estratégia de transição quando os modelos de qualificação mudam.

  • Oferecer um caminho de progressão dentro das qualificações do modelo corrente.

De quem é a propriedade intelectual do ITIL?

O ITIL é propriedade do governo do Reino Unido, juntamente com vários outros referenciais de melhores práticas internacionalmente aceites.

O organismo governamental responsável pela actualização do portfolio de melhores práticas é o CO - Cabinet Office.  

As publicações oficiais do ITIL, incluindo os livros base, são editadas pelo TSO -The Stationary Office.

Que entidades estão envolvidas no esquema de qualificações ITIL?

Para além das duas entidades - CO e TSO - já referidas, existe uma entidade responsável pela gestão, monitorização e promoção do portfolio de melhores práticas, incluindo o ITIL. Esta entidade é presentemente a AXELOS Limited

A AXELOS funciona como Official ITIL Accreditor e é uma organização de acreditação e certificação profissional internacional acreditada pelo UKAS - United Kingdom Accreditation Service. Nessa qualidade define, garante e monitora o cumprimento das regras de actuação das organizações que asseguram o funcionamento do esquema de qualificações ITIL, os EI - Examination Institutes, assim como estabelece os programas (syllabus) base dos exames de certificação para os vários níveis de qualificação. A AXELOS apoia o CO na protecção da propriedade intelectual do ITIL, emitindo as licenças respectivas e monitorando a sua utilização.

A Qualius é Partner Certificado da AXELOS.

Quem está habilitado para fazer formação ITIL?

As organizações que pretendam oferecer formação em ITIL terão obrigatoriamente de se acreditar junto de um dos Examination Institutes.

A Qualius é acreditada como ATO - Accredited Training Organization - para formação em ITIL pela APMG International, um dos mais prestigiados Examination Institutes e que tem uma presença global.

Enquanto ATO a Qualius passou por um processo de avaliação e certificação formal do seu sistema de gestão de qualidade - QMS, assim como dos seus materiais de formação e das qualificações, certificações e preparação pedagógica dos seus formadores. 

A Qualius e os seus formadores são submetidos regularmente a acções de monitorização da manutenção da conformidade com as regras e níveis de qualidade exigidos para manter a acreditação como ATO para ITIL.

Formador: José Ruivo

  • José Ruivo obteve a licenciatura (1980) em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e um MBA – Master in Business Administration (1992) pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (agora Escola de Gestão do Porto) da Universidade do Porto.
  • Obteve a certificação máxima em ITIL V2, ITIL Managers Certificate, pelo ISEB em Edinburgh e mais recentemente a certificação máxima em ITIL V3, ITIL Expert, pelo EXIN em Londres.
  • É acreditado internacionalmente pelo EXIN como formador em ITIL.
  • Exerce a sua actividade profissional há mais de 25 anos como gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação em diversas empresas nas áreas da Banca, Mercados de Capitais e Telecomunicações. Foi responsável pelas operações e gestor de unidade de negócios de uma empresa de serviços em Tecnologias de Informação, assegurando a gestão de sistemas críticos para empresas da área da Distribuição, Telecomunicações e Indústria. Tem leccionado diversas disciplinas de licenciatura e pós-graduação em várias universidades.
  • Criou e gere actualmente um empresa de consultoria especializada em processos em tecnologias de informação. Enquanto consultor gere programas de implementaçãode melhoria de processos em empresas.
  • É formador nos cursos de Cursos de Especialização Profissional em Engenharia Informática do Departamento de Engenharia Informática [DEI] do Instituto Superior Técnico [IST], onde criou o curso de “Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ITIL)”, já com 14ª edições.
  • Tem realizado edições deste curso em colaboração com diversas entidades, nomeadamente as Universidades de Aveiro, Braga e Porto.
  • Tem desenvolvido em Luanda acções de formação para organizações estatais e grandes empresas angolanas.
  • É também Professor Auxiliar Convidado no DEI-IST, onde lecciona uma cadeira na área da IT Governance.

Calendário

O curso é composto por 6 sessões de 5 horas, num total de 30 horas de formação presencial.

A próxima edição do curso vai realizar-se em data a anunciar.

As sessões terão lugar das 14h30 às 19h30, incluindo dois coffee-breaks.
 
O curso decorrerá com um número mínimo de 12 formandos.

A data do exame será comunicada oportunamente.

Preço

O preço do curso é 1,600euros (isento de IVA) que já inclui a bibliografia, os coffee-breaks e o exame ITIL Foundation.

Inscrição

Se estiver interessado faça a sua inscrição usando os nossos contactos:

Mail: posi-secretariado@posi.ist.utl.pt

Telefone: 213.100.264 (Luisa Rocha)