Eventos

Provas de Mestrado

30 junho 2008, 14:56 - Helena Maria Lopes Romão

Título: "Caracterização do Tráfico de Rede de Dados Usando Técnicas de Clustering"

Candidato: Luís Miguel Machado Ribeiro

Orientador: Professor Doutor Arlindo Manuel Limede de Oliveira

18/07/2008 - 11:00h / Sala Anfiteatro PA-3 (Piso-1 do Pav. de Matemática) do IST

Resumo: O principal objectivo das técnicas de clustering é a modelação do comportamento de um sistema através da segmentação de um grande conjunto de dados em grupos bem definidos e bem separados. Esta segmentação dos dados permite a um analista definir as características comuns de cada grupo para, desta forma, ajustar o sistema.
Este trabalho compara o desempenho de três técnicas de clustering aplicadas ao problema da caracterização do tráfego em redes de dados.
A rede GÉANT é uma rede de investigação Europeia que liga mais de 30 países. Três das ligações mais congestionadas foram seleccionadas e os seus registos de tráfego foram analisados. Estes dados foram organizados de forma a permitir analisar o tráfego pelos dias e pelas horas do dia. Seguidamente foram aplicadas as técnicas de clustering aos dados processados.
Uma conclusão interessante deste trabalho é que o tráfego tem padrões identificáveis que incluem a divisão do tráfego em dois grandes
grupos: um que contém os dias de trabalho e outro os fins-de-semana, feriados e férias de Verão. Outros exemplos de padrões estão relacionados com o comportamento social. Por exemplo, os fins-de-semana em Israel são às sextas-feiras e sábados; as férias de Verão na Eslovénia são gozadas desde o fim de Junho até meados de Agosto, mas em Israel não há grande distinção entre os dias de trabalho do Verão ou em outros períodos.
Estas conclusões podem ser úteis para um fornecedor de serviços de internet dado que podem ajudar à definição da estratégia de negócio e ao alinhamento com as necessidades dos clientes.


Prova de Mestrado

24 junho 2008, 10:48 - Helena Maria Lopes Romão

Título: "Controlo Miográfico de Dispositivos Móveis para Tetraplégicos"

Candidato: Tiago João Vieira Guerreiro

Orientador: Professor Doutor Joaquim Armando Pires Jorge

08/07/2008 - 14:39h / Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST

Resumo: Actualmente, o uso de dispositivos electrónicos é transversal aos cenários que compõem o nosso dia a dia. Nomeadamente, os dispositivos móveis, de dimensões reduzidas mas capacidades semelhantes às dos computadores de secretária, aumentaram drasticamente as nossas capacidades comunicativas oferecendo disponibilidade total, em qualquer local e para qualquer local. Estes dispositivos tornaram-se essenciais para a comunicação pessoal mas reúnem também um conjunto de aplicações que os transformaram em, além de simples telefones, ferramentas de produtividade e lazer.
No entanto, a interacção com estes computadores de dimensões reduzidas é altamente exigente ao nível físico. Em particular, pessoas com tetraplegia têm grandes dificuldades ou incapacidade total de interagir voluntariamente com dispositivos móveis. Neste documento, apresentamos uma abordagem para a interacção de tetraplégicos com dispositivos móveis. Esta baseia-se no uso de informação miográfica
(Electromiografia) recolhida em áreas com movimento residual e no redesenho geral dos diálogos entre o sistema e o utilizador. Através de estudos com utilizadores, foram desenhados esquemas de interacção que permitem adaptabilidade aos vários níveis de lesão mas também aos vários cenários que compõem o dia a dia. Foram realizados estudos com utilizadores que validam a Electromiografia como mecanismo de interacção, bem como a capacidade de adaptação aos vários cenários possíveis.


Provas de CAT

17 junho 2008, 16:33 - Helena Maria Lopes Romão

Título: "Integração Dinâmica de Algoritmos de Optimizaçãos"

Candidato: Rui Miguel Manteigas Cameira de Sousa e Rodrigues


Orientador: Professor Doutor José Carlos Alves Pereira Monteiro

19/06/2008 - 14:00h / Sala 336 do INESC-ID

Resumo: A gestão de algoritmos é uma área com grande potencial em termos de engenharia e em termos científicos. A escolha do melhor algoritmo é fulcral para a descoberta de melhores soluções (ou mais rapidamente) para determinados problemas. Há medida que os problemas ficam mais complexos os especialistas começam a não conseguir lidar com o nível de complexidade - escolha do melhor algoritmo e seus parâmetros, tendo o uso de algoritmos de gestão uma alternativa.
Neste trabalho pretendemos organizar a área da gestão de algoritmos e elaborar uma proposta para a gestão de algoritmos. Tentaremos juntar vários algoritmos heterogéneos (natureza diferente, uso de informação diferente, procura local versus global) num sistema distribuído de modo a rentabilizar as redes de computadores existentes na maioria das organizações.


Provas de Mestrado

17 junho 2008, 14:19 - Lucília Abreu

Título: "O desalinhamento entre os Sistemas de Informação e o Negócio usando uma perspectiva das Ciências Médicas"

Candidato: Gonçalo Filipe Tomé Lages de Carvalho

Orientador: Professor Doutor Pedro Manuel Moreira Vaz Antunes de Sousa

03/07/2008 - 10:00h / Anfiteatro do Complexo I do IST

Resumo: O estudo do alinhamento entre o negócio e os sistemas de informação tem sido alvo de diversas iniciativas de investigação durante praticamente três décadas. Recentemente, surgiram alguns esforços com uma abordagem complementar focada no estudo dos desalinhamentos, os obstáculos do dia-a-dia que comprometem o alinhamento.
Esta dissertação propõe uma abordagem ao desalinhamento baseada nas ciências médicas, argumentando que através da observação das organizações como sistema e usando uma abordagem semelhante à utilizada pelas ciências médicas no estudo do sistema corpo humano, é possível melhorar a capacidade de classificação e gestão dos desalinhamentos.
O autor acredita que os conceitos das ciências médicas constituem uma base interessante para estabelecer a semântica e terminologia de desalinhamento e, consequentemente, para estabelecer os pilares de um esquema de classificação e de técnicas para detectar, corrigir e prevenir desalinhamentos.
Suportado numa metáfora entre doença e desalinhamento, o conjunto de conceitos definido pelas ciências médicas, tais como, sintoma, sinal, síndrome, etiologia, diagnóstico, terapia e profilaxia, é adaptado para endereçar o desalinhamento entre negócio e sistemas de informação.
Finalmente, os conceitos propostos, o esquema de classificação e as técnicas de gestão de desalinhamentos são instanciados com base em resultados da investigação académica e experiência profissional de consultoria.


Seminário

16 junho 2008, 13:52 - Rui Filipe Fernandes Prada

Research in Mobile User Interfaces at Columbia University

Steve Feiner, Columbia University, USA

27/06/2008 - 14:00h / Sala de Seminários do Departamento de Informática

Host: Media Processing Visualization and Interaction

Abstract: Where are mobile user interfaces heading, other than the relentless march toward ever smaller and faster PDAs and phones? This talk will provide an overview of some of the research directions being explored by Columbia's Computer Graphics and User Interfaces Lab, ranging beyond the desktop writ small.

One direction addresses wrist-worn interaction devices and displays, with an emphasis on cursorless user interfaces. Here, the goal is to eliminate the need for the mobile user to control and visually monitor a cursor while they interact with the rich world around them. In other work, we are collaborating with colleagues at the University of Maryland, the Smithsonian Institution, and Columbia to develop electronic field guides for botanists, using hand-held and head-worn displays. Our prototype user interfaces allow a botanist to photograph leaves in the field, invoke automated vision-based recognition algorithms on the images, and support the botanist in examining ranked sets of possible matches to assist in species identification.


Steven Feiner is a Professor of Computer Science at Columbia University, where he directs the Computer Graphics and User Interfaces Laboratory. He received a Ph.D. in Computer Science from Brown University. Prof. Feiner's research interests include virtual environments and augmented reality, knowledge-based design of graphics and multimedia, wearable and mobile computing, information visualization, and hypermedia. He is coauthor of Computer Graphics: Principles and Practice and Introduction to Computer Graphics,, and is general co-chair for the upcoming 2008 ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology.