Dissertação

{pt_PT=Proposta de Framework de Alinhamento Estratégico dos Sistemas de Gestão de Conhecimento em Contexto Empresarial} {} EVALUATED

{pt=Gerenciar o conhecimento da empresa e utilizá-lo de forma eficaz é mais do que nunca uma forte vantagem competitiva no mundo dos negócios. A área científica da Gestão do Conhecimento e Sistemas de Gestão do Conhecimento têm sido intensamente estudadas nos últimos anos. Assiste-se a uma implementação pouco estruturada dos Sistemas de Gestão do Conhecimento (KMS) nas organizações, ao seu desalinhamento do modelo de negócio, à falta de integração entre sistemas, à falta de retorno do investimento tecnológico, a pesados processos de implementação e à frustração da sua reduzida utilização. Neste contexto, este estudo visa entender como as organizações posicionam a Gestão do Conhecimento na sua estratégia corporativa e como isso pode contribuir para o sucesso ou insucesso da sua implementação. O levantamento do estado da arte conduzido neste estudo, demostrou-nos que a maioria dos modelos de alinhamento dos KMS no contexto empresarial têm grande foco na dimensão organizacional, e.g. cultura, processos organizacionais, estrutura organizacional e liderança, tendo sido identificado apenas três modelos que abrangem também em simultâneo a dimensão tecnológica e estratégica. O nosso objetivo neste estudo é, seguindo a metodologia de Research Survey, desenvolver e apresentar uma proposta de framework de alinhamento estratégico dos Sistemas de Gestão do Conhecimento que possa apoiar os decisores das empresas na sua tomada de decisão e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área. , en=Managing the company's knowledge and using it effectively is more than ever a strong competitive advantage in the business world. The scientific area of Knowledge Management and Knowledge Management Systems has been intensively studied in recent years. There is a poorly structured implementation of Knowledge Management Systems (KMS) in organisations, their misalignment with the business model, the lack of integration between systems, the lack of return on technological investment, heavy implementation processes and the frustration of their limited use. In this context, this study aims to understand how organisations position Knowledge Management in their corporate strategy and how this may contribute to the success or failure of its implementation. The state-of-the-art investigation conducted in this study has shown us that most KMS alignment models in the business context have a strong focus on the organisational dimension, e.g., culture, organisational processes, organisational structure, and leadership, and only three models have been identified that also cover simultaneously the technological and strategic dimension. Our objective in this study is, following the Research Survey methodology, to develop and present a proposed framework for the strategic alignment of Knowledge Management Systems that can support corporate decision-makers in their decisions and contribute to the development of scientific knowledge in this area. }
{pt=Gestão do Conhecimento, Sistemas de Gestão do Conhecimento, Estratégia Corporativa, Contexto de Negócios., en=Knowledge Management, Knowledge Management Systems, Corporate Strategy, Business Context.}

setembro 23, 2022, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Arnaldo Manuel Pinto dos Santos

Universidade Aberta

Professor Auxiliar Convidado