Dissertação

{en_GB=CROSS City Mobile Application: Gamified Peer-Based Location Certification} {} EVALUATED

{pt=Existem muitas cidades ao redor do mundo repletas de locais emblemáticos como miradouros, museus e monumentos históricos. Hoje em dia, os turistas recorrem a plataformas digitais para descobrir novos locais para explorar. O CROSS City é uma aplicação móvel de turismo inteligente que aumenta a experiência de visita dos utilizadores recompensando-os pela realização de rotas turísticas. Do ponto de vista técnico, o CROSS City certifica a localização do utilizador ao visitar pontos de interesse, recorrendo a estratégias de certificação de localização, que se aproveitam da diversidade da infraestrutura de rede Wi-Fi existente por toda a cidade, bem como da presença de outros utilizadores que se encontrem nos locais. Este trabalho estendeu a aplicação protótipo anterior com uma nova estratégia de certificação de localização baseada em pares. Foram também adicionados elementos de gamificação destinados a incentivar a participação de utilizadores. Este trabalho foi avaliado tanto em experiências de laboratório quanto com utilizadores num cenário do mundo real -- um circuito pelo campus universitário -- os quais demonstraram que a nova estratégia baseada em pares é viável e resiliente contra conluio., en=There are many cities around the world with iconic sites such as viewpoints, museums and historical monuments. Nowadays, tourists turn to digital platforms to discover new places to explore. CROSS City is a smart tourism mobile application that enhances the users visiting experience by rewarding them for carrying out tourist routes. From a technical standpoint, CROSS City certifies the user location when visiting points of interest, resorting to location certification strategies, that take advantage of both the diversity of the existing Wi-Fi network infrastructure throughout the city, as well as the presence of other users on-site. This work extended the previous app prototype with a new peer-based location certification strategy. Moreover, gamification elements were added to further encourage user participation. This work was evaluated both in laboratory experiments and with users in a real-world scenario -- a university campus tour -- which demonstrated that the new peer-based strategy is both feasible and collusion-resilient.}
{pt=Certificação de Localização, Prevenção da Falsificação de Localização, Comunicação Ponto-a-Ponto, Bluetooth, Internet das Coisas, Gamificação, en=Location Certification, Location Spoofing Prevention, Peer-to-Peer Communication, Bluetooth, Internet of Things, Gamification}

novembro 15, 2022, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Filipe Leitão Pardal

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Samih Eisa Suliman Abdalla

INESC

Especialista