Dissertação

{pt_PT=Sistema de Apoio aos Delegados - Plataforma de Questionários sobre Duração dos Elementos de Avaliação} {} EVALUATED

{pt=O sistema de informação do IST– Fenix – é responsável pela gestão dos dados relativos aos cursos, disciplinas, docentes e alunos. Neste, a entidade disciplina é representada pelo objeto UC, sendo este composto por três objetos: elementos de avaliação, alunos e docentes. Um elemento de avaliação tem um tipo associado, podendo este ser: testes, exames, projetos, laboratórios e exercícios. Dada a organização de um ano letivo, é importante garantir que a carga total associada aos vários elementos de avaliação das UCs não ultrapassem um certo limite. O Fenix, não possui funcionalidades que permitam questionar acerca do tempo dispensado para cada elemento, sendo necessário recorrer a mecanismos externos como google forms, de modo a conceber questionários para avaliar se houve sobrecarga e que UC estão a sobrecarregar mais os alunos. É ainda possível recolher informações sobre aspetos positivos e a melhorar relativos ao elemento de avaliação e/ou UC. Dada a necessidade de recolher a informação mencionada, com um conjunto específico de requisitos, surge esta tese, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma plataforma capaz de questionar os alunos sobre a duração dos elementos de avaliação. Esta plataforma foi desenvolvida de forma modular para fácil expansão, recorrendo a Django e FenixEdu API para o backend; bootstrap e jinja para frontend. A plataforma foi colocada à prova através de testes com utilizadores, onde se conclui que esta respondia às necessidades e que no geral é intuitiva, havendo alguns aspetos que não são intuitivos ao início. A plataforma encontra-se operacional desde novembro de 2019., en=Fenix is the information management system - at IST - that process the information regarding the University degrees. It collects information about courses being studied , students and the teachers. Within this system, the element ‘course’ is represented by the object curricular unit that is subsequently compose by three domains: evaluation, students and teachers. The organisation of the academic year requires that the number of hours associated with the evaluation of the different curricular units does not to exceed a certain limit. The Fenix does not have any tools to question about the number of hours used by the different elements. This requires the use of external mechanisms like google forms that allow to question and therefore get student feedback about overload, positive aspects or anything that needs to be improved regarding evaluation element’s and or course. The identification of this gap about data collection with a specific criterion led to the development of this dissertation. Its goal is the development of a platform able to question students about the duration of the courses evaluation elements. In order to make easy to expand, the platform was build on a modular fashion, using the Django e FenixEdu API for the backend; bootstrap e jinja for the frontend. The platform was subsequently put to user tests which lead to the conclusion that it was fit for purpose and is overall user friendly apart of certain aspects at its onset. This platform is operational and running since November 2019}
{pt=Questionários, Elementos de avaliação, Unidade Curricular, ECTS, Engenharia de software, Full stack development, en=Questionnaire, Evaluation Elements, Curricular Unit, ECTS,  Software Engineering, Full stack developemnt}

Junho 18, 2020, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos Serrenho Dias Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Nuno João Neves Mamede

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado